Pâmela Amaro canta a festa do samba em seu novo single, que será lançado no dia 04 de março

Em Samba Arte Popular, a cantora e compositora gaúcha exalta o mais popular dos ritmos brasileiros e convida o público a festejar

Pâmela Amaro lança no dia 04 de março próximo, sexta-feira, o single Samba Arte Popular, pela Mundaréu Records/ybmusic(SP), como um “aquece” antes da chegada do seu primeiro álbum, Samba às Avessas, com patrocínio da Natura Musical. O álbum destacará sua vertente autoral, percorrendo as narrativas do universo feminino, plural e complexo. 

Em Samba Arte Popular, a cantora e compositora porto-alegrense adianta o clima alegre e contagiante do disco e apresenta uma música que inspira a festa, a alegria do encontro, a manifestação do samba na sua essência, que é afastar as tristezas e celebrar a vida.

Nesta faixa, Pâmela Amaro está como intérprete, pois partilha o espaço com outros talentos emergentes do samba porto-alegrense, como os poetas Xannd Sy e Luciano Magalhães, entre outros. O single, assim como o projeto do disco, conta com a consultoria artística da sambista Nilze Carvalho (RJ), produção musical de Pâmela e de Tuti Rodrigues; arranjos de Tuti, Pâmela e Max Garcia e direção artística de Tiago Souza

O single foi gravado em agosto de 2021, na Áudio Porto e no TRANSCENDENTAL audio, pelos engenheiros de som, Pedro Schimitt (AP) e Leo Bracht (TS) e mixada e masterizada por Helio Menezes. Samba Arte Popular pergunta “que batuque é esse que faz arrepiar?” é o samba do Sul chegando para tocar os corações. 

Na arte da capa do single, a artista, que assina a direção de arte, faz referência ao Carnaval, enquanto manifestação autêntica do samba e da arte popular. A foto é de Luis Ferreirah, com edição de Fabio Junges e design gráfico de Guile.

O QUE VEM POR AÍ!

Samba às Avessas chega às plataformas musicais em abril, com financiamento da Lei Estadual de Incentivo (LIC) e patrocínio da Natura Musical. A ideia de um samba às avessas trazida no contexto do primeiro álbum de Pâmela Amaro consiste em (re)conhecer o samba a partir das narrativas trazidas pelo olhar das mulheres. “O avesso é olhar pelo lado da matriarcalidade; significa ver pelo lado de dentro, ir a fundo à busca de mostrar o ponto que não se vê”, resume a artista.

SOBRE PÂMELA AMARO

Pâmela Amaro é atriz, cantora, musicista, arte-educadora e compositora porto-alegrense. Nos últimos anos, tem se destacado como uma das vozes do samba no estado do RS, principalmente, a partir das composições que abordam temas variados, sempre positivando narrativas acerca das mulheres negras. Ativista cultural, toca cavaquinho, percussão e tem longo caminho na cena teatral elencando grupos como Usina do Trabalho do Ator (RS), Grupo Caixa Preta (RS), Turma do Pé Quente (RS), com atuação no cinema e em musicais. Integrou grupos musicais formados por mulheres musicistas, destes o mais atual é o grupo Três Marias. Em 2020, lançou seu primeiro EP solo, Veneno do Café, apresentando sua veia no samba de partido alto.  No mesmo ano, a artista foi contemplada pela Natura Musical para realizar a produção do seu primeiro álbum, Samba às Avessas


FICHA TÉCNICA:

Samba Arte Popular 
Autores: Luciano Magalhães / Raphael Pereira / Wellington Pereira/ Xannd Sy

Músicos Executantes:
Helio Menezes – repique de mão, cuíca 
Igor Keveen – surdo, caixa, congas 
Tuti Rodrigues – tantan, pandeiro, congas, caixa
Marcelo Amaro – frigideira
Gordo Batera – bateria
Kiko Garcia – baixo elétrico 
Max Garcia – banjo, violão 6, violão 7
Vorô Silva – cavaco
Marco Nunes – Sax soprano
Coros: Renata Pires, Rhosangela Silverio, Quenia; Kynara, Albenise Carvalho

Consultoria Artística: Nilze Carvalho
Direção Artística: Tiago Souza
Direção Musical: Tuti Rodrigues
Produção Musical: Pâmela Amaro e Tuti Rodrigues 
Arranjos: Max Garcia, Tuti Rodrigues e Pâmela Amaro

Gravado em Audio Porto e TRANSCENDENTAL audio
Engenheiros de gravação: Pedro Schmitt (Audio Porto); Leo Bracht (TRANSCENDENTAL audio)
Mixado e Masterizado por Helio Menezes

Produção executiva do álbum: Tiago Souza/Tudo é Gestão
Gestão Executiva do SAA: Fernanda Verdi/Coletivo Palma
Fotografia Capa: Luis Ferreirah
Direção de Arte: Pâmela Amaro
Assessoria Imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Assessoria Comunicação Digital: Ideiar Comunicação

SERVIÇO

O Quê: Lançamento do o single Samba Arte Popular, de Pâmela Amaro
Quando: Dia 04 de maio de 2022, terça-feira
Onde: Em todas as plataformas digitais
Quanto: Gratuito
Recomendação etária: Livre

Link para pré-save: https://lnk.fu.ga/pamelaamaro_sambaartepopular

Assessoria de Imprensa:
Silvia Mara Abreu

Fotos:
Luis Ferreirah

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Natura Musical, Pâmela Amaro, Silvia Abreu e marcado , , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.