Oficina de Planejamento Estratégico para o Setor Cultural neste final de semana na Escola Ludwig, em Canoas

Encontro neste final de semana na Escola Ludwig, em Canoas, busca qualificar artistas e empreendedores culturais para a correta elaboração de projetos

A Nação Hip Hop Brasil promove nos dias 04 e 05 de dezembro, sexta e sábado, das 9h às 17h, na Escola Ludwig, em Canoas, a Oficina de Planejamento Estratégico para o Setor Cultural, ministrada pela jornalista e produtora cultural, Silvia Abreu.

A oficina tem por objetivo colocar ao acesso de artistas, agentes culturais e produtores interessados a ferramenta de planejamento estratégico, a qual permite desenhar ações futuras e lidar com as incertezas do presente.

Trata-se de uma metodologia que antecede a elaboração do projeto cultural, ferramenta, hoje, indispensável para a obtenção de financiamento, seja público ou privado. A entrada é franca mediante inscrição prévia (consulta o “Serviço”).

Esta ação atende à contrapartida do subsídio recebido da Lei Aldir Blanc, através do inciso II concedido pela Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

O grande volume de recursos financeiros drenados ao setor cultural, entre 2019 e 2020, por meio da Lei Aldir Blanc, bem como os recursos que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul irá disponibilizar na ordem de 30 milhões em editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tem chamado a atenção dos empreendedores culturais para a necessidade da correta elaboração do projeto cultural, meio pelo qual estes recursos podem ser acessados.

A presente oficina busca cumprir esta finalidade, oportunizando aos participantes conhecer a etapa anterior à elaboração do projeto cultural, ou seja, a elaboração do planejamento estratégico, processo que permite detalhar, com mais nitidez, as motivações que levam a determinada escolha.

O Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta para desenhar ações futuras e lidar com incertezas. Se elaborado de maneira estratégica, deve permitir o reconhecimento da realidade na qual vai intervir, com a definição prévia de objetivo e metas a serem atingidos. O workshop visa, ainda, a capacitar agentes, artistas e produtores culturais e informar sobre as oportunidades existentes de financiamento à cultura, sobre gestão de projetos culturais e sobre formas de divulgação de projetos culturais.

SOBRE A MINISTRANTE

Silvia Mara Abreu é graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unisinos. Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Especialista em Produção e Gestão Cultural, atuando há 30 anos no mercado.

Trabalha como assessora de imprensa, gestora e produtora cultural para grupos de teatro, música, dança, audiovisual, literatura, galerias de arte, instituições culturais e sociais. Possui notável atuação junto aos movimentos sociais, principalmente os ligados ao ativismo negro.

É docente no Curso Superior de Produção Cênica nas Faculdades Monteiro Lobato. Possui diversos prêmios na área. É idealizadora do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Espaços Culturais do RS, juntamente com Michele Rolim, financiado pelo FAC/Pro-Cultura-RS, em 2018.

Em 2020, conquistou o prêmio Natura Musical com o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea. Em junho de 2021conquitou o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro por meio da Lei Aldir Blanc.

Acesse e curta os canais de comunicação de Silvia Abreu:
Facebook: https://www.facebook.com/silviaabreu.comunica
Instagram: https://www.instagram.com/silviamaraabreu

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Silvia Abreu e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.