O jogo de memória “Memorelas” e o quebra-cabeça “Revolucionárias” são os brinquedos vencedores do 1º lugar no IX Festival Games for Change América Latina

Criados por Joana Schossler, da Editora Cecerelê, divertem, ensinam e educam crianças de todas as idades

Um contraponto às telas onipresentes em nossas vidas. Criações que ensinam, divertem, educam e evocam um tempo de trocas lúdicas, interativas, de olho no olho e muito aprendizado.

Assim é a obra da historiadora Joana Schossler, formada em História pela UNISC, com mestrado na PUCRS e doutorado pela UNICAMP, que está à frente da Cecerelê, editora criada em 2019 para materializar seus jogos, brinquedos e publicações.

PUBLICIDADE

A gaúcha nascida em Lajeado, atualmente radicada em Campinas, afirma que sempre gostou de brincar, justamente por isso foi prazeroso para ela dedicar-se a criar os jogos. “É nessa inter(ação) que me encontro e produzo conexões, aprendizagem, vínculos afetivos e histórias. O lúdico para mim é como uma potência criativa e autêntica que brinca de esconde-esconde com a gente. Foi por isso que eu resolvi me reencontrar com o brincar e convidar outras pessoas para experienciar por meio dos nossos brinquedos essas sensações; afinal, estamos cada vez mais conectados ao mundo digital e desconectados do espaço coletivo e de momentos com a família e amigos.

Como sempre gostou de arte e a beleza estética dos brinquedos e livros infantis lhe fascina, Joana quis estender esse encanto para a Cecerelê, e assim, oferecer para o mundo brinquedos bonitos, de boa qualidade, versáteis, educativos e que possibilitam que crianças pequenas e grandes explorem reflexões e a criatividade a partir de um objeto agradável de pegar, bonito de se ver e interessante de brincar.

Foi assim que surgiu o jogo de memória das mulheres brasileiras, o Memorelas. A partir de uma pergunta muito simples, mas difícil de responder: ‘quem é a mulher brasileira que você admira ou pensa que merece ser lembrada?’, que 15 mulheres brasileiras foram selecionadas coletivamente para fazer parte desta caixinha criada e ilustrada pela designer Joana Heck. Já que não dava para colocar todas as mulheres incríveis do Brasil dentro de um jogo de Memória, Joana criou um par de peças em branco para os brincantes poderem desenhar e incluir a mulher que quisessem no seu próprio jogo. O brinquedo também é acompanhado de um livrinho com a mini biografia das mulheres e três possibilidades para brincar com as Memorelas.

PUBLICIDADE

Em 2021, foi o ano de materializar o quebra-cabeça Revolucionárias, uma marcha de mulheres brasileiras, que apresenta as lutas, as histórias, a memória, as pautas, a diversidade e a força do movimento feminista no Brasil.

A proposta do quebra-cabeça, que foi ilustrado pela artista Natália Gregorini, é reacender a força no coletivo, a vida nos espaços públicos, as histórias do feminismo, a democracia e a união.  Em novembro deste ano, os jogos Memorelas e Revolucionárias ganharam o 1º lugar no IX Festival Games for Change América Latina.

Memorelas – Jogo de Memória das Mulheres Brasileiras

PUBLICIDADE

Jogo de memória com 15 pares ilustrados e um par de peças em branco para desenhar e incluir a mulher que quiser no seu jogo. Acompanha um livrinho com a mini biografia das mulheres. Não é apenas um jogo de memória, tem até três opções para jogar.

Indicação: +4
Especificações do produto: caixa rígida 9X9X9, peças rígidas, com 1,8 mm e livrinho em papel couchê.
Peso: 480 g.
Valor: R$ 62,00

Quebra-cabeça Revolucionárias

PUBLICIDADE

Esse incrível quebra-cabeça apresenta uma manifestação de mulheres brasileiras e suas lutas ao longo do tempo. Cada peça apresenta histórias e trajetórias individuais, que dão força a este movimento revolucionário, cheio de amor e esperança.

Indicação: 6 aos 99 anos
Especificações do produto: Caixa de gavetinha, tão linda que dá vontade de comer. Peças rígidas de 1,0 mm,
Dimensões da caixa: 23 x 24
Peso: 800 g.
Valor: R$ 84,00

*Adquira os brinquedos pelo site https://www.cecerele.com.br ou pelo Instagram @cecere.le
*Outras informações pelo e-mail: [email protected]

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE