Oficina de Planejamento Estratégico para o Setor Cultural neste final de semana na Escola Ludwig, em Canoas

Encontro neste final de semana na Escola Ludwig, em Canoas, busca qualificar artistas e empreendedores culturais para a correta elaboração de projetos

A Nação Hip Hop Brasil promove nos dias 04 e 05 de dezembro, sexta e sábado, das 9h às 17h, na Escola Ludwig, em Canoas, a Oficina de Planejamento Estratégico para o Setor Cultural, ministrada pela jornalista e produtora cultural, Silvia Abreu.

A oficina tem por objetivo colocar ao acesso de artistas, agentes culturais e produtores interessados a ferramenta de planejamento estratégico, a qual permite desenhar ações futuras e lidar com as incertezas do presente.

Trata-se de uma metodologia que antecede a elaboração do projeto cultural, ferramenta, hoje, indispensável para a obtenção de financiamento, seja público ou privado. A entrada é franca mediante inscrição prévia (consulta o “Serviço”).

PUBLICIDADE

Esta ação atende à contrapartida do subsídio recebido da Lei Aldir Blanc, através do inciso II concedido pela Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

O grande volume de recursos financeiros drenados ao setor cultural, entre 2019 e 2020, por meio da Lei Aldir Blanc, bem como os recursos que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul irá disponibilizar na ordem de 30 milhões em editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tem chamado a atenção dos empreendedores culturais para a necessidade da correta elaboração do projeto cultural, meio pelo qual estes recursos podem ser acessados.

A presente oficina busca cumprir esta finalidade, oportunizando aos participantes conhecer a etapa anterior à elaboração do projeto cultural, ou seja, a elaboração do planejamento estratégico, processo que permite detalhar, com mais nitidez, as motivações que levam a determinada escolha.

PUBLICIDADE

O Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta para desenhar ações futuras e lidar com incertezas. Se elaborado de maneira estratégica, deve permitir o reconhecimento da realidade na qual vai intervir, com a definição prévia de objetivo e metas a serem atingidos. O workshop visa, ainda, a capacitar agentes, artistas e produtores culturais e informar sobre as oportunidades existentes de financiamento à cultura, sobre gestão de projetos culturais e sobre formas de divulgação de projetos culturais.

SOBRE A MINISTRANTE

Silvia Mara Abreu é graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unisinos. Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Especialista em Produção e Gestão Cultural, atuando há 30 anos no mercado.

PUBLICIDADE

Trabalha como assessora de imprensa, gestora e produtora cultural para grupos de teatro, música, dança, audiovisual, literatura, galerias de arte, instituições culturais e sociais. Possui notável atuação junto aos movimentos sociais, principalmente os ligados ao ativismo negro.

É docente no Curso Superior de Produção Cênica nas Faculdades Monteiro Lobato. Possui diversos prêmios na área. É idealizadora do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Espaços Culturais do RS, juntamente com Michele Rolim, financiado pelo FAC/Pro-Cultura-RS, em 2018.

Em 2020, conquistou o prêmio Natura Musical com o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea. Em junho de 2021conquitou o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro por meio da Lei Aldir Blanc.

PUBLICIDADE

Acesse e curta os canais de comunicação de Silvia Abreu:
Facebook: https://www.facebook.com/silviaabreu.comunica
Instagram: https://www.instagram.com/silviamaraabreu

PUBLICIDADE