Arquitetura de experiências é tema de palestra gratuita do Instituto Ling

Em conferência transmitida ao vivo no dia 8 de novembro, às 19h, Felipe Reif e Marcelo Pontes mostram como a arquitetura e a tecnologia podem ser utilizadas para mediar a relação com o público em museus e diversos outros ambientes de arte.

Instituto Ling promove no dia 8 de novembro, às 19h, a palestra virtual Arquitetura de Experiências, ministrada ao vivo por Felipe Reif, CEO da Deeplab, e Marcelo Pontes, head de arquitetura da Cactus. Durante o encontro, o público poderá acompanhar detalhes sobre as transformações do mercado de exposições e experiências nos últimos dez anos, principalmente a partir de museus que antes exibiam obras consumidas de forma passiva e que começaram a buscar experiências imersivas interativas. O bate-papo ainda inclui exemplos de como a arquitetura e a tecnologia podem ser utilizadas para mediar a relação com o público provocando sensações íntimas e profundas. Para acompanhar, basta fazer inscrição gratuita em www.institutoling.obr.br
 
A conferência faz parte do ciclo de aulas complementares da Formação em Arte + Tecnologia, projeto realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc que tem reunido profissionais de diferentes áreas para discutir ambos os temas. As palestras já realizadas estão disponíveis no canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
Na plataforma, o público pode conferir gratuitamente as conferências com o advogado Rodrigo Azevedo falando sobre propriedade intelectual, o neurologista André Palmini explicando as relações entre criatividade e neurociência, a Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte Bruna Fetter abordando os ecossistemas da arte e as suas relações com a tecnologia, a curadora Maria Amelia Bulhões discutindo a arte contemporânea e as articulações desta produção com a internet, o empreendedor serial Cesar Paz propondo a criatividade para solucionar problemas e a artista visual e professora Giselle Beiguelman falando sobre arte e tecnologia como linguagem e ação.
 
SOBRE OS MINISTRANTES
Felipe Reif
 é CEO da Deeplab, estúdio de experiências especializado em criar histórias, unindo design e tecnologia. Formado em Administração pela UFRJ, com MBA na Coppead, no IBMEC, e extensão no MIT, nos Estados Unidos, já trabalhou em diversas empresas de tecnologia, como Xerox, Ericsson e Globo.com. Após três anos na superintendência da produtos do Sesc Rio, onde era responsável por diversas gerências, entre elas a gerência de cultura, juntou-se a Marcelo Pontes e Lucas Werthein para montar a Sensorama. Com background na área de cultura e tecnologia, desenvolveu uma série de projetos para diversos clientes no Brasil, Estados Unidos e Ásia.
 
Marcelo Pontes é um premiado arquiteto cujo trabalho é impulsionado pela busca do equilíbrio entre os mundos digital e físico. Cria projetos inspiradores que harmonizam o tempo e o espaço, priorizando o design centrado no ser humano e otimizando a experiência do usuário. Como head de arquitetura da Cactus e 20 anos de experiência no setor, dirige uma equipe com diversas opções de recursos, incluindo design arquitetônico, interiores, design de experiência do usuário, design para varejo, design industrial, cenografia e instalações artísticas. Em cada projeto, traz uma perspectiva única, sobrepondo um design baseado em pesquisa com inspirações diversificadas.
 
A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Arquitetura de experiências, com Felipe Reif e Marcelo Pontes
Aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia
Dia 8 de novembro, segunda-feira, às 19h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Unsplash/ Divulgação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.