Maria Amelia Bulhões fala sobre a complexidade das relações entre a arte e a internet em palestra gratuita

A conferência da pesquisadora e curadora será transmitida ao vivo pelo Instituto Ling na segunda-feira, 27 de setembro, às 19h

A pesquisadora e curadora Maria Amelia Bulhões é a convidada da quinta aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia, projeto realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc que tem reunido profissionais de diferentes áreas para discutir a relação entre esses dois temas. Em palestra transmitida gratuitamente na segunda-feira, dia 27 de setembro, às 19h, a Doutora em História pela USP falará sobre um dos principais temas da sua pesquisa atual: a arte contemporânea e as articulações desta produção com a internet. Para acompanhar o evento, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Durante o encontro virtual, o público poderá interagir com a ministrante, enviando comentários e dúvidas, além de conhecer alguns trabalhos atuais, selecionados pela professora, que usam a e-imagem. A partir dessa abordagem, Maria Amelia discutirá as especificidades, possibilidades e contradições dessas produções, além de mostrar suas formas de circulação, seu histórico e suas últimas ocorrências.
 
Para os próximos meses, já estão confirmadas outras três aulas complementares da Formação em Arte + Tecnologia: A Produção de Sentido do Pensamento, da Economia e dos Ecossistemas Criativos, com o empreendedor Cesar Paz (6 de outubro); Políticas da Imagem, com a professora Giselle Beiguelman (18 de outubro); e Arquitetura de Experiências, com Felipe Reif e Marcelo Pontes (8 de novembro).
 
As palestras já realizadas, com o advogado Rodrigo Azevedo falando sobre propriedade intelectual, o neurologista André Palmini explicando as relações entre criatividade e neurociência e a Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte Bruna Fetter abordando os ecossistemas da arte e as suas relações com a tecnologia, estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural/videos). A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
Sobre Maria Amelia Bulhões
Maria Amelia Bulhões é Doutora pela USP, com Estágio Sênior nas Universidades de Paris I, Sorbonne e Universidade Politécnica de Valencia. É também professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, pesquisadora 1A do CNPq e líder de Grupo de Pesquisa registrado. Atualmente, ainda atua como presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e membro do Conselho da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). O foco de seu trabalho é a arte contemporânea em suas relações sistêmicas. Sua pesquisa atual tem ênfase nas articulações desta produção com a internet. Seus últimos livros são: As novas regras do jogo: o sistema da arte no Brasil e Web arte Poéticas do território, além do Arte contemporânea no Brasil, publicado em 2019.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Web arte na arte contemporânea, com Maria Amelia Bulhões
Aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia
Dia 27 de setembro, segunda-feira, às 19h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Assessoria de imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Carine Vignoshi

PUBLICIDADE