Orquestra da Ulbra apresenta cortina lírica com árias de óperas de Mozart, Verdi, Puccini e Bizet

Concerto gratuito na Associação Leopoldina Juvenil receberá três solistas de canto lírico, vencedores do concurso promovido pela Agenda Lírica.

No Domingo Clássico de novembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta um concerto que valoriza a música vocal. Será apresentada uma cortina lírica, com a participação de três solistas premiados, com destacada carreira junto a orquestras de todo o país. O barítono Carlos Serapião e as sopranos Natália Hubner Raquel Flores interpretarão árias de óperas de Mozart, Verdi, Puccini e Bizet.

Com regência de Tiago Flores, a apresentação será no domingo, dia 7 de novembro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. A capacidade de público é limitada a 350 lugares, respeitando as medidas de distanciamento e protocolos sanitários. O uso de máscara é obrigatório e será exigida carteira de vacinação comprovando, pelo menos, o recebimento da primeira dose. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube.

PUBLICIDADE

De Mozart, serão apresentadas as árias das óperas Lucio SillaA Flauta MágicaAs Bodas de Figaro. De Verdi, o programa terá árias de Rigoletto, Don CarloLa Traviata. E ainda haverá a execução de O mio babbino caro, da ópera Gianni Schicchi, de Puccini; e a ária do “Toreador”, da ópera Carmen, de Bizet.

Domingo Clássico de novembro é uma parceria entre a Orquestra de Câmara da UlbraAgenda Lírica – informativo para divulgação da música de concerto, criado há mais de 15 anos por Aury Hilario e hoje dirigida pelo Barítono Carlos Rodriguez –  que promoveu o primeiro concurso online no ano de 2019. Carlos Serapião, Natália Hubner e Raquel Flores, solistas deste concerto, foram os vencedores do concurso.

SOBRE OS SOLISTAS:

PUBLICIDADE

CARLOS SERAPIÃO 

O barítono Carlos Serapiãoconquistou em sua carreira os prêmios de MELHOR VOZ MASCULINA no VI Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos (Campinas/SP, 2013), 1º LUGAR no 14º Concurso Nacional Aldo Baldin (Florianópolis/SC, 2014) e 2º LUGAR no 1º CONCURSO ONLINE DE CANTO AGENDA LÍRICA (Porto Alegre/RS, 2019).

Foi também finalista do 17° Concurso OSPA para Jovens Solistas e Regentes (Porto Alegre/RS, 2011) e do X Concurso Nacional Villa Lobos (Vitória/ES, 2013). Em sua trajetória artística destacam-se diversas participações em Festivais de Música, montagens de ópera, concertos e recitais. Atualmente, estuda técnica vocal e repertório com o professor Carlos Rodriguez(Brasil/Holanda) e com o pianista José Francisco da Costa (Campinas/SP).

PUBLICIDADE

NATALIA HUBNER 

Bacharel em canto lírico pela FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo); Pós-graduada em Canto e Expressão; Com experiência no cinema e no teatro. Entre 2018 e 2019 esteve em cartaz no teatro Renault em São Paulo interpretando “Carlotta Giudicelli” U/S e integrado o Ensamble no musical “O Fantasma da Ópera” como primeiro soprano. Interpretou vários papéis em óperas, oratórios e concertos.

No canto lírico já conquistou prêmios importantes – Vencedora da edição de 2019 do Concurso de Canto Lírico Carlos Gomes em Campinas-SP; Ganhadora do segundo prêmio no Concurso de Canto Lírico de Vinhedo-SP em 2018; Vencedora da X Edição do Concurso de Canto Nacional Villa Lobos-ES na categoria “Melhor Intérprete Capixaba” em 2013; Finalista no IX Concorso Internazionale di Canto Lirico “Matera Città dei Sassi” – Italia, 2020; e também no “Concorso Lirico Internazionale Città di Voghera Giulio Fregosi” – Italia, 2020; onde teve aulas de canto e interpretação com o maestro russo Eugenio Krizanovsky da Academia de Opera do Teatro Alla Scala. Participou também do Concurso Prelúdio realizado pela TV Cultura nas Edições de 2014 e 2016, sob direção musical do maestro Julio Medaglia.

PUBLICIDADE

RAQUEL FLORES

Natural de Porto Alegre, Raquel Flores é bacharela em música pela UFRGS. Atualmente Raquel canta em diversos lugares e eventos particulares em Porto Alegre, além de trabalhar com aulas de instrumentos musicais e técnica vocal.

Em 2018 foi solista com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Cantou também em Ribeirão Preto – SP, a convite do premiado compositor Flávio Oliveira, ao lado do barítono Carlos Rodriguez, seu atual preparador vocal. Em montagens de ópera, deu vida à personagem Vênus na ópera Die Schöne und getreue Ariadne, de Johann Conradi, à Suor Genovieffa, na ópera Suor Angélica de G. Puccini, à I Dama, em A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, além de cantar as principais canções e árias para soprano coloratura.

PUBLICIDADE

Em 2019 foi finalista no II Concurso Jovens Solistas, no Festival de Música de Gramado. Neste mesmo ano conquistou a primeira colocação no I Concurso Online de Canto Agenda Lírica. Também recebeu o prêmio Carla Maffioletti no I Concurso Internacional de Canto Linus Lerner 

SERVIÇO

O que: ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – DOMINGO CLÁSSICO -NOVEMBRO 2021
Quando: Domingo (7/11) às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

PUBLICIDADE

Entrada franca – Capacidade 350 lugares, com distanciamento e respeitando protocolos sanitários. Será exigida carteira de vacinação comprovando, pelo menos, o recebimento de uma dose.O uso da máscara é obrigatório.

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra: @orquestradecamaradaulbra

PROGRAMA

PUBLICIDADE

W. A. MOZART
Overture – ópera ” Lucio Silla”

W. A. MOZART
“Parto, m’affretto” – ópera Lucio Silla 
Solista: Raquel Flores (Soprano Coloratura)

W. A. MOZART
“Ach, ich fühl’s” – ópera A Flauta Mágica
Solista: Natalia Hubner (Soprano Lírico)

PUBLICIDADE

W. A. MOZART
“O zittre nicht, mein lieber Sohn” – ópera A Flauta Mágica
Solista: Raquel Flores (Soprano Coloratura)

W. A. MOZART
“Hai già vinta la causa” – ópera As Bodas de Figaro
Solista: Carlos Serapião (Barítono)

G. VERDI
“Caro nome” – ópera Rigoletto
Solista: Natalia Hubner (Soprano Lírico)

PUBLICIDADE

G. VERDI
“Per me giunto” – ópera Don Carlo
Solista: Carlos Serapião (Barítono)

G. PUCCINI
“O mio babbino caro” – ópera Gianni Schicchi
Solista: Natalia Hubner (Soprano Lírico)

G. BIZET
“Votre toast, je peux vous le rendre” (ária do “Toreador”) – ópera Carmen
Solista: Carlos Serapião (Barítono)

PUBLICIDADE

W. A. MOZART
“Der hölle Rache” (ária da “Rainha da Noite”) – ópera A Flauta Mágica
Solista: Raquel Flores (Soprano Coloratura)

G. VERDI
“Libiamo ne lieti calici” (Brindisi) – ópera La Traviata

Regência: Tiago Flores

PUBLICIDADE

O Domingo Clássico com Orquestra de Câmara da Ulbra é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Iasmin Di Giorgio e Carlos Macedo

PUBLICIDADE