Arquitetura de experiências é tema de palestra gratuita do Instituto Ling

Em conferência transmitida ao vivo no dia 8 de novembro, às 19h, Felipe Reif e Marcelo Pontes mostram como a arquitetura e a tecnologia podem ser utilizadas para mediar a relação com o público em museus e diversos outros ambientes de arte.

Instituto Ling promove no dia 8 de novembro, às 19h, a palestra virtual Arquitetura de Experiências, ministrada ao vivo por Felipe Reif, CEO da Deeplab, e Marcelo Pontes, head de arquitetura da Cactus. Durante o encontro, o público poderá acompanhar detalhes sobre as transformações do mercado de exposições e experiências nos últimos dez anos, principalmente a partir de museus que antes exibiam obras consumidas de forma passiva e que começaram a buscar experiências imersivas interativas. O bate-papo ainda inclui exemplos de como a arquitetura e a tecnologia podem ser utilizadas para mediar a relação com o público provocando sensações íntimas e profundas. Para acompanhar, basta fazer inscrição gratuita em www.institutoling.obr.br
 
A conferência faz parte do ciclo de aulas complementares da Formação em Arte + Tecnologia, projeto realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc que tem reunido profissionais de diferentes áreas para discutir ambos os temas. As palestras já realizadas estão disponíveis no canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
Na plataforma, o público pode conferir gratuitamente as conferências com o advogado Rodrigo Azevedo falando sobre propriedade intelectual, o neurologista André Palmini explicando as relações entre criatividade e neurociência, a Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte Bruna Fetter abordando os ecossistemas da arte e as suas relações com a tecnologia, a curadora Maria Amelia Bulhões discutindo a arte contemporânea e as articulações desta produção com a internet, o empreendedor serial Cesar Paz propondo a criatividade para solucionar problemas e a artista visual e professora Giselle Beiguelman falando sobre arte e tecnologia como linguagem e ação.
 
SOBRE OS MINISTRANTES
Felipe Reif
 é CEO da Deeplab, estúdio de experiências especializado em criar histórias, unindo design e tecnologia. Formado em Administração pela UFRJ, com MBA na Coppead, no IBMEC, e extensão no MIT, nos Estados Unidos, já trabalhou em diversas empresas de tecnologia, como Xerox, Ericsson e Globo.com. Após três anos na superintendência da produtos do Sesc Rio, onde era responsável por diversas gerências, entre elas a gerência de cultura, juntou-se a Marcelo Pontes e Lucas Werthein para montar a Sensorama. Com background na área de cultura e tecnologia, desenvolveu uma série de projetos para diversos clientes no Brasil, Estados Unidos e Ásia.
 
Marcelo Pontes é um premiado arquiteto cujo trabalho é impulsionado pela busca do equilíbrio entre os mundos digital e físico. Cria projetos inspiradores que harmonizam o tempo e o espaço, priorizando o design centrado no ser humano e otimizando a experiência do usuário. Como head de arquitetura da Cactus e 20 anos de experiência no setor, dirige uma equipe com diversas opções de recursos, incluindo design arquitetônico, interiores, design de experiência do usuário, design para varejo, design industrial, cenografia e instalações artísticas. Em cada projeto, traz uma perspectiva única, sobrepondo um design baseado em pesquisa com inspirações diversificadas.
 
A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Arquitetura de experiências, com Felipe Reif e Marcelo Pontes
Aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia
Dia 8 de novembro, segunda-feira, às 19h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Unsplash/ Divulgação

PUBLICIDADE