Pedro Gonzaga e Roger Lerina comentam o livro e o filme Foi Apenas um Sonho em bate-papo virtual

Em evento transmitido ao vivo pelo Instituto Ling na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, o escritor e o crítico de cinema discutem as diferenças e semelhanças entre o romance de Richard Yates e o longa-metragem dirigido por Sam Mendes

Instituto Ling realiza na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, mais uma edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, programação comandada pelo escritor e professor de literatura Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina que analisa os detalhes que aproximam e afastam essas distintas formas de narrativa. O tema da discussão deste mês serão as diferenças e semelhanças entre o romance Foi apenas um Sonho, de 1961, escrito pelo norte-americano Richard Yates, e a versão cinematográfica dirigida pelo britânico Sam Mendes, que chegou às telonas em 2008, protagonizada por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.
 
Durante a atividade, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do longa-metragem que recebeu três indicações ao Oscar (melhor ator coadjuvante para Michael Shannon, melhor direção de arte e melhor figurino), e que venceu o Globo de Ouro com Kate Winslet como melhor atriz. O evento será transmitido ao vivo e gratuitamente às 19h pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A obra narra a vida de um casal jovem e promissor que vive com os filhos no subúrbio de Connecticut, em meados dos anos 50. A aparência de bem-estar esconde uma frustração terrível, resultante da incapacidade de se sentirem realizados tanto no relacionamento como nas respectivas carreiras. Frank está preso num emprego de escritório bem pago, mas entediante, e April é uma dona de casa frustrada por não ter conseguido seguir a carreira de atriz. Cansados do comodismo, decidem ir para França, onde poderiam desenvolver suas capacidades profissionais e pessoais sem as exigências consumistas da América. Os planos do casal, contudo, são colocados em risco por brigas, ciúmes e recriminações de ambos.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
  
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Foi apenas um Sonho, escrito por Richard Yates, e o filme homônimo dirigido por Sam Mendes
Dia 14 de setembro, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível nas plataformas Apple TV, YouTube e Google Play Filmes.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Assessoria de imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Literatura e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.