“A insustentável leveza do ser” é tema de bate-papo virtual e gratuito entre Pedro Gonzaga e Roger Lerina

Em evento transmitido ao vivo pelo Instituto Ling na terça-feira, dia 16 de novembro, o escritor e o jornalista analisam as diferenças e semelhanças entre o romance escrito por Milan Kundera e a adaptação para as telonas dirigida por Philip Kaufman

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema discute a obra A insustentável leveza do ser em bate-papo virtual e gratuito promovido pelo Instituto Ling no dia 16 de novembroterça-feira. No encontro, conduzido pelo professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o público poderá acompanhar análises, comparações e discussões entre o livro, escrito por Milan Kundera em 1984, e o filme homônimo que chegou às telonas em 1988, dirigido por Philip Kaufman e estrelado por Juliette Binoche e Daniel Day-Lewis.
 
O bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo, a partir das 19h, na plataforma Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br. Durante o evento, também será possível assistir a algumas das principais cenas do longa-metragem, que foi vencedor do Prêmio Bafta de melhor roteiro adaptado, além de ter sido indicado ao Oscar na mesma categoria e também pela sua fotografia.
 
A insustentável leveza do ser conta a história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, em um permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro A insustentável leveza do ser (1984), do escritor Milan Kundera, e o filme homônimo, de 1988, dirigido por Philip Kaufman
Dia 16 de novembro, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro à venda nas principais livrarias on-line e assista ao filme, disponível na Apple TV+.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE