Pedro Gonzaga e Roger Lerina comentam o livro e o filme Foi Apenas um Sonho em bate-papo virtual

Em evento transmitido ao vivo pelo Instituto Ling na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, o escritor e o crítico de cinema discutem as diferenças e semelhanças entre o romance de Richard Yates e o longa-metragem dirigido por Sam Mendes

Instituto Ling realiza na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, mais uma edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, programação comandada pelo escritor e professor de literatura Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina que analisa os detalhes que aproximam e afastam essas distintas formas de narrativa. O tema da discussão deste mês serão as diferenças e semelhanças entre o romance Foi apenas um Sonho, de 1961, escrito pelo norte-americano Richard Yates, e a versão cinematográfica dirigida pelo britânico Sam Mendes, que chegou às telonas em 2008, protagonizada por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.
 
Durante a atividade, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do longa-metragem que recebeu três indicações ao Oscar (melhor ator coadjuvante para Michael Shannon, melhor direção de arte e melhor figurino), e que venceu o Globo de Ouro com Kate Winslet como melhor atriz. O evento será transmitido ao vivo e gratuitamente às 19h pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A obra narra a vida de um casal jovem e promissor que vive com os filhos no subúrbio de Connecticut, em meados dos anos 50. A aparência de bem-estar esconde uma frustração terrível, resultante da incapacidade de se sentirem realizados tanto no relacionamento como nas respectivas carreiras. Frank está preso num emprego de escritório bem pago, mas entediante, e April é uma dona de casa frustrada por não ter conseguido seguir a carreira de atriz. Cansados do comodismo, decidem ir para França, onde poderiam desenvolver suas capacidades profissionais e pessoais sem as exigências consumistas da América. Os planos do casal, contudo, são colocados em risco por brigas, ciúmes e recriminações de ambos.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
  
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Foi apenas um Sonho, escrito por Richard Yates, e o filme homônimo dirigido por Sam Mendes
Dia 14 de setembro, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível nas plataformas Apple TV, YouTube e Google Play Filmes.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE