20210602830657
O premiado longa-metragem é estrelado pelo ator Selton Mello e Juliana Carneiro da Cunha
Crédito da foto: Reprodução

O escritor e o jornalista se reúnem virtualmente no dia 8 de junho, terça-feira, às 19h, para debater as diferenças e semelhanças entre o romance escrito por Raduan Nassar e a versão cinematográfica dirigida por Luiz Fernando Carvalho

O escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina se encontram virtualmente no dia 8 de junhoterça-feira, às 19h, em mais uma edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema. O tema do bate-papo serão as diferenças e semelhanças entre o romance Lavoura Arcaica, escrito pelo autor paulista Raduan Nassar em 1975, e o longa-metragem homônimo que estreou nas telonas em 2001 com direção de Luiz Fernando Carvalho.
 
Durante o evento, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, e acompanhar algumas das principais cenas do filme, que conta com Selton Mello no papel principal, além de atuações do próprio diretor e de grandes nomes do cinema nacional, como Juliana Carneiro da CunhaCaio BlatSimone SpoladoreRaul Cortez Leonardo Medeiros. A atividade será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A obra conta a história de André, que sai de casa por se sentir sufocado pelos pais. Anos depois, ele cede aos apelos da mãe e retorna, quebrando definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua irmã. A versão literária de Lavoura Arcaica foi imediatamente considerada um clássico, após o seu lançamento nos anos 70, marcando a história da prosa narrativa no Brasil. Com a adaptação cinematográfica, o romance ganhou o mundo, recebendo mais de 50 prêmios internacionais. Atualmente, é considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos cem melhores filmes brasileiros já produzidos.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Lavoura Arcaica, escrito por Raduan Nassar,  e a versão homônima para os cinemas, dirigida por Luiz Fernando Carvalho
Dia 8 de junho, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível para locação no YouTube e no Google Play Filmes.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

0

Sobre o autor