Aula gratuita sobre cinema e literatura discute O Talentoso Ripley

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

No encontro virtual marcado para a próxima terça-feira, dia 4 de maio, o jornalista Roger Lerina e o escritor Pedro Gonzaga analisam as diferenças e semelhanças entre o livro escrito por Patricia Highsmith e a adaptação para as telonas dirigida por Anthony Minghella

Instituto Ling promove na próxima terça-feira, dia 4 de maio, às 19h, mais uma edição virtual do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema. No encontro, o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina e o professor e escritor Pedro Gonzaga analisam e discutem com o público as diferenças e as semelhanças entre o livro O Talentoso Ripley, escrito pela norte-americana Patricia Highsmith em 1955, e a versão homônima para os cinemas, lançada em 1999, com direção do cineasta e roteirista inglês Anthony Minghella.
 
Durante o evento ao vivo, os participantes poderão interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar algumas das principais cenas do filme, que conta com Matt Damon no papel principal, além da atuação de outros grandes nomes, como Jude LawGwyneth PaltrowPhilip Seymour Hoffman e Cate Blanchett. Para participar da atividade, que será transmitida pela plataforma Zoom, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
O romance narra a história de Tom Ripley, que sobrevive de trambiques em Nova York. Certo dia, o milionário senhor Greenleaf o procura, supondo que Ripley seja um grande amigo de seu filho Dickie. Greenleaf lhe oferece uma viagem à Europa para tentar trazer Dickie de volta aos Estados Unidos – o rapaz leva uma vida mansa no litoral italiano, longe da família. Na Itália, Ripley desenvolve uma relação doentia com Dickie: adota os mesmos gostos e começa a usar as mesmas roupas do novo amigo, que passa então a rejeitá-lo. Acuado, Ripley reage de forma imprevisível.
 
A obra ganhou duas adaptações para o cinema. A primeira, com direção de René Clémente, foi lançada em 1960 e teve como protagonista Alain Delon. No Brasil, o filme ganhou o título O Sol por Testemunha. A segunda versão, que será debatida neste encontro, recebeu diversas indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, além de ter garantido o prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante para Jude Law.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro O Talentoso Ripley, escrito por Patricia Highsmith em 1955,  e a versão homônima para os cinemas, lançada em 1999, com  direção de Anthony Minghella
Dia 4 de maio, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível para assinantes do Telecine Play e para locação na plataforma Claro Vídeo.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE