Peça “Traça-Letra e Traça-Tudo”, do NEELIC estreia dia 03 de agosto

O NEELIC apresenta seu primeiro espetáculo de teatro infantil, um híbrido de teatro, literatura, música, dança e tecnologia

“Traça-Letra e Traça-Tudo” foi generosamente cedido ao NEELIC pelos autores e estreia em 03 de agosto nas redes, contemplado pelo edital FAC Movimento

A carioca Luciana Savaget e o mineiro Ricardo Gontijo, autores de ‘Traça-Letra e Traça-Tudo’ cederam ao NEELIC seu espetáculo para que se concretizasse um sonho: apresentar a primeira montagem para crianças do longevo grupo de Porto Alegre. Além de ser o primeiro infantil é também o primeiro neste formato híbrido, comum aos dias pandêmicos que vivemos, ainda sem previsão de término. Assim como tantos grupos e artistas do Brasil, o NEELIC emerge de um período complexo, e resiste com as ferramentas possíveis. ‘Não temos no horizonte o fim desse momento histórico que é a pandemia da COVID-19, mas acreditamos que é necessário nadar exaustivamente até emergir novamente num mar de águas calmas e seguir viagem’, afirma Desirée Pessoa, uma das criadoras e diretoras do coletivo teatral.

“Traça-Letra e Traça-Tudo” está sendo criado e produzido dentro do projeto Ver a Cena, contemplado pelo edital FAC Movimento, via sistema Pró-cultura – RS – FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Serão doze apresentações gratuitas entre 03 e 15 de agosto, de terças a domingossempre às 16h, que poderão ser acessadas no YouTube do NEELIC. Na fábula, duas tracinhas amigas, Traça-Letra e Traça-Tudo, moram numa biblioteca e vivem muitas aventuras realizando viagens pelo mundo da imaginação, enquanto descobrem autores, livros e palavras. A concepção do espetáculo prima pelo aspecto lúdico no conjunto de todos os seus elementos. A cenografia recria uma biblioteca e os figurinos sempre criativos de Rô Cortinhas dão vida aos personagens multicoloridos. A trilha sonora, composta em vida pela carioca Isolda Bourdot e generosamente cedida por seus filhos ao grupo NEELIC, inspira-se no fato de que a música é manifestação artística sempre atrativa para qualquer faixa etária, desde as cantigas de ninar. E para completar, as coreografias da gaúcha Heloisa Bertoli, compõem com a trilha (que inclui reggae, blues, rock e funk) o caráter cômico das cenas.

Sobre o NEELIC

Fundado em 2003 investe em pesquisas e criações no campo que une o teatro à performance. Seu primeiro local de trabalho foi um dos pavilhões em ruínas do edifício do Hospital Psiquiátrico São Pedro, lugar tombado como patrimônio histórico e que muito ofereceu em termos de espaço físico a explorar e sobre a atuação sócio-política-cultural, que seria uma constante no grupo a partir dali. Foram 13 anos no projeto Condomínio Cênico do HPSP, espaço que reunia quatro grupos da capital gaúcha e durou, ao todo, 16 anos, tendo sido desmontado em 2016 pela gestão estadual vigente à época, após negociações infrutíferas e tentativas vãs de diálogo com o governo através de seus representantes no setor cultural.

Entre 2007 e 2016, o grupo atuou também na Usina do Gasômetro, pelo projeto Usina das Artes, até o fechamento do edifício da Usina. A partir desse período, o NEELIC inicia um novo ciclo, em sede própria de trabalho, e trava uma luta diária para prosseguir atuante, buscando projetos que torne viável o equilíbrio das contas. Na nova casa são desenvolvidos ensaios, reuniões, processos criativos, apresentações do NEELIC e de grupos convidados e todos os cursos mantidos através da Escola de Teatro do NEELIC, ambiente pedagógico que compartilha com o público as premissas técnicas, éticas e estéticas do grupo.

Ficha técnica:

Direção: Desirée Pessoa
Assistência de direção: Samuel Oliveira, com colaboração de Luana Milidiu
Elenco: Lauren Braga e Marlon Cruz
Figurino: Rô Cortinhas
Cenografia e vídeos: Elizabeth Jacob, com colaboração de Adalberto Almeida e Paula Olivo
Coreografia: Heloisa Bertoli
Iluminação: Carolina Zimmer
Trilha sonora: Isolda Bourdot
Preparação vocal: Breno Ribeiro
Coordenação de produção: Lara Mohana
Produção executiva: Lauren Braga, Luana Milidiu e Marlon Cruz, com colaboração de Gabriela Semensato
Arte gráfica: Paula Basei
Fotografia: Mari Korman
Realização: NEELIC (Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica)

Traça-Letra e Traça-Tudo – espetáculo híbrido de teatro infantil

Estreia dia 03 de agosto, às 16h

De 03 a 15 de agosto, de terças a domingos, 16h

As sessões têm entrada franca e os ingressos podem ser retirados no Sympla.

*As transmissões são pelo YouTube e os ingressos podem ser retirados no Sympla.
*Durante as transmissões, o público é convidado a interagir com o NEELIC pelo chat do YouTube. Logo após cada transmissão, haverá um bate-papo com a Traça-Letra e com a Traça-Tudo!
*Todos os links para acesso ao Sympla estão em: http://www.neelic.org/projetosneelic

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Marcio Garcia

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Cultura e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.