Peça “Traça-Letra e Traça-Tudo”, do NEELIC estreia dia 03 de agosto

O NEELIC apresenta seu primeiro espetáculo de teatro infantil, um híbrido de teatro, literatura, música, dança e tecnologia

“Traça-Letra e Traça-Tudo” foi generosamente cedido ao NEELIC pelos autores e estreia em 03 de agosto nas redes, contemplado pelo edital FAC Movimento

A carioca Luciana Savaget e o mineiro Ricardo Gontijo, autores de ‘Traça-Letra e Traça-Tudo’ cederam ao NEELIC seu espetáculo para que se concretizasse um sonho: apresentar a primeira montagem para crianças do longevo grupo de Porto Alegre. Além de ser o primeiro infantil é também o primeiro neste formato híbrido, comum aos dias pandêmicos que vivemos, ainda sem previsão de término. Assim como tantos grupos e artistas do Brasil, o NEELIC emerge de um período complexo, e resiste com as ferramentas possíveis. ‘Não temos no horizonte o fim desse momento histórico que é a pandemia da COVID-19, mas acreditamos que é necessário nadar exaustivamente até emergir novamente num mar de águas calmas e seguir viagem’, afirma Desirée Pessoa, uma das criadoras e diretoras do coletivo teatral.

PUBLICIDADE

“Traça-Letra e Traça-Tudo” está sendo criado e produzido dentro do projeto Ver a Cena, contemplado pelo edital FAC Movimento, via sistema Pró-cultura – RS – FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Serão doze apresentações gratuitas entre 03 e 15 de agosto, de terças a domingossempre às 16h, que poderão ser acessadas no YouTube do NEELIC. Na fábula, duas tracinhas amigas, Traça-Letra e Traça-Tudo, moram numa biblioteca e vivem muitas aventuras realizando viagens pelo mundo da imaginação, enquanto descobrem autores, livros e palavras. A concepção do espetáculo prima pelo aspecto lúdico no conjunto de todos os seus elementos. A cenografia recria uma biblioteca e os figurinos sempre criativos de Rô Cortinhas dão vida aos personagens multicoloridos. A trilha sonora, composta em vida pela carioca Isolda Bourdot e generosamente cedida por seus filhos ao grupo NEELIC, inspira-se no fato de que a música é manifestação artística sempre atrativa para qualquer faixa etária, desde as cantigas de ninar. E para completar, as coreografias da gaúcha Heloisa Bertoli, compõem com a trilha (que inclui reggae, blues, rock e funk) o caráter cômico das cenas.

Sobre o NEELIC

Fundado em 2003 investe em pesquisas e criações no campo que une o teatro à performance. Seu primeiro local de trabalho foi um dos pavilhões em ruínas do edifício do Hospital Psiquiátrico São Pedro, lugar tombado como patrimônio histórico e que muito ofereceu em termos de espaço físico a explorar e sobre a atuação sócio-política-cultural, que seria uma constante no grupo a partir dali. Foram 13 anos no projeto Condomínio Cênico do HPSP, espaço que reunia quatro grupos da capital gaúcha e durou, ao todo, 16 anos, tendo sido desmontado em 2016 pela gestão estadual vigente à época, após negociações infrutíferas e tentativas vãs de diálogo com o governo através de seus representantes no setor cultural.

PUBLICIDADE

Entre 2007 e 2016, o grupo atuou também na Usina do Gasômetro, pelo projeto Usina das Artes, até o fechamento do edifício da Usina. A partir desse período, o NEELIC inicia um novo ciclo, em sede própria de trabalho, e trava uma luta diária para prosseguir atuante, buscando projetos que torne viável o equilíbrio das contas. Na nova casa são desenvolvidos ensaios, reuniões, processos criativos, apresentações do NEELIC e de grupos convidados e todos os cursos mantidos através da Escola de Teatro do NEELIC, ambiente pedagógico que compartilha com o público as premissas técnicas, éticas e estéticas do grupo.

Ficha técnica:

Direção: Desirée Pessoa
Assistência de direção: Samuel Oliveira, com colaboração de Luana Milidiu
Elenco: Lauren Braga e Marlon Cruz
Figurino: Rô Cortinhas
Cenografia e vídeos: Elizabeth Jacob, com colaboração de Adalberto Almeida e Paula Olivo
Coreografia: Heloisa Bertoli
Iluminação: Carolina Zimmer
Trilha sonora: Isolda Bourdot
Preparação vocal: Breno Ribeiro
Coordenação de produção: Lara Mohana
Produção executiva: Lauren Braga, Luana Milidiu e Marlon Cruz, com colaboração de Gabriela Semensato
Arte gráfica: Paula Basei
Fotografia: Mari Korman
Realização: NEELIC (Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica)

PUBLICIDADE

Traça-Letra e Traça-Tudo – espetáculo híbrido de teatro infantil

Estreia dia 03 de agosto, às 16h

De 03 a 15 de agosto, de terças a domingos, 16h

PUBLICIDADE

As sessões têm entrada franca e os ingressos podem ser retirados no Sympla.

*As transmissões são pelo YouTube e os ingressos podem ser retirados no Sympla.
*Durante as transmissões, o público é convidado a interagir com o NEELIC pelo chat do YouTube. Logo após cada transmissão, haverá um bate-papo com a Traça-Letra e com a Traça-Tudo!
*Todos os links para acesso ao Sympla estão em: http://www.neelic.org/projetosneelic

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Marcio Garcia

PUBLICIDADE