Aula gratuita sobre literatura e cinema discute o clássico Ligações Perigosas

Na quarta edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina se reúnem virtualmente para discutir as diferenças e semelhanças entre o romance de Pierre Choderlos de Laclos e a versão cinematográfica de Stephen Frears

Instituto Ling realiza no dia 13 de julhoterça-feira, às 19h, a quarta edição deste ano do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema. No evento virtual, o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina discutirão com o público as diferenças e semelhanças entre o romance Ligações Perigosas, de 1782, escrito pelo francês Pierre Choderlos de Laclos, e o longa-metragem homônimo que chegou às telonas em 1988 com direção do britânico Stephen Frears e atuação de Glenn CloseMichelle Pfeiffer John Malkovich.
 
Durante o encontro, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do filme, que levou três estatuetas do Oscar em 1989, vencendo a premiação nas categorias de melhor roteiro adaptado, figurino e direção de arte. A atividade será transmitida ao vivo gratuitamente pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A obra, que foi um dos grandes destaques da literatura epistolar, destaca as relações amorosas, a perda da inocência e a traição em primeiro plano, tendo como pano de fundo um dos mais sofisticados e ferinos retratos da aristocracia pré-Revolução Francesa. Na narrativa, a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam, personificam o que há de mais vil na humanidade. Ex-amantes, eles manipulam todos a seu redor.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Ligações Perigosas, escrito pelo francês Pierre Choderlos de Laclos, e o filme homônimo dirigido por Stephen Frears
Dia 13 de julho, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda na Livraria PocketStore, em Porto Alegre, e nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível para locação nas plataformas Apple iTunes e Looke.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.