Aula gratuita sobre literatura e cinema discute o clássico Ligações Perigosas

20210710614462
20210710614462

Na quarta edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina se reúnem virtualmente para discutir as diferenças e semelhanças entre o romance de Pierre Choderlos de Laclos e a versão cinematográfica de Stephen Frears

Instituto Ling realiza no dia 13 de julhoterça-feira, às 19h, a quarta edição deste ano do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema. No evento virtual, o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina discutirão com o público as diferenças e semelhanças entre o romance Ligações Perigosas, de 1782, escrito pelo francês Pierre Choderlos de Laclos, e o longa-metragem homônimo que chegou às telonas em 1988 com direção do britânico Stephen Frears e atuação de Glenn CloseMichelle Pfeiffer John Malkovich.
 
Durante o encontro, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do filme, que levou três estatuetas do Oscar em 1989, vencendo a premiação nas categorias de melhor roteiro adaptado, figurino e direção de arte. A atividade será transmitida ao vivo gratuitamente pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A obra, que foi um dos grandes destaques da literatura epistolar, destaca as relações amorosas, a perda da inocência e a traição em primeiro plano, tendo como pano de fundo um dos mais sofisticados e ferinos retratos da aristocracia pré-Revolução Francesa. Na narrativa, a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam, personificam o que há de mais vil na humanidade. Ex-amantes, eles manipulam todos a seu redor.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Ligações Perigosas, escrito pelo francês Pierre Choderlos de Laclos, e o filme homônimo dirigido por Stephen Frears
Dia 13 de julho, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda na Livraria PocketStore, em Porto Alegre, e nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível para locação nas plataformas Apple iTunes e Looke.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE