Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+ oferece palestras e oficinas gratuitas

A cantora e atriz Valéria Barcellos falará sobre a dramaturgia trans Crédito da foto: Silas Lima

Em sua primeira edição, o projeto terá participação da atriz Renata Carvalho, da cantora Valéria Barcellos, da professora universitária e performer Dodi Leal, da arte-educadora Marcie Vieira e do ator Lauro Ramalho

Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+ reuniu cinco profissionais da área cultural brasileira para pensar e debater questões de orientação sexual e identidade de gênero na área do teatro. Sediado em Porto Alegre, o evento virtual acontece de 24 a 27 de maio, com participação da atriz, diretora, dramaturga e transpóloga paulista Renata Carvalho, da performer, curadora, crítica, pesquisadora e professora universitária na Bahia Dodi Leal, além de três personalidades gaúchas: a cantora Valéria Barcellos, o ator Lauro Ramalho e a arte-educadora Marcie Vieira.
 
Serão quatro palestras transmitidas ao vivo gratuitamente pela plataforma on-line Viva o Palco, sempre às 19h, e duas oficinas cênicas que acontecem de forma remota, das 14h às 17h. As atividades abordam temas como práticas metodológicas de ensino e aprendizagem da linguagem teatral com base no pensamento da pedagogia queer, autogestão de carreira artística profissional LGBTQIA+, produção artística de corpos dissidentes na cena teatral contemporânea e descolonialidade das artes cênicas.
 
Coordenado pelos produtores culturais Xandre Martinelli e Jaques Machado, o projeto busca contribuir na formação e qualificação de artistas e técnicos cênicos, bem como de estudantes de diferentes áreas artísticas, transpondo vivências LGBTQIA+ e suas especificidades para a poética da cena. As vagas são abertas a profissionais e pesquisadores da área e também para o público em geral, abrindo oportunidade para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre as temáticas abordadas. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no link https://vivaopalco.com.br/seminario-poc/.
 
1º Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+ é um projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20 e apoio da Cubo Filmes. Quem tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre o evento pode entrar em contato com a equipe pelo @seminariopoc nas redes sociais.

SERVIÇO
1º Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+
De 24 a 27 de maio, com Inscrições gratuitas e transmissão ao vivo pelo link https://vivaopalco.com.br/seminario-poc/.

 
CRONOGRAMA
 
24/05 – SEGUNDA-FEIRA
Das 14h às 17h – Oficina “Dramaqueer – Escrita para Corpas Dissidentes”, ministrada por Marcie Vieira
19h – Palestra “Dramaqueer – da pedagogia queer para a dramaturgia teatral”, com Marcie Vieira
 
25/05 – TERÇA-FEIRA
Das 14h às 17h – Oficina “Criação para Corpos Dissidentes – parte 1”, ministrada por Renata Carvalho
19h – Palestra “A figura do ator-produtor, a autogestão de carreira e a performatividade dragqueen nas artes”, com Lauro Ramalho
 
26/05 – QUARTA-FEIRA
Das 14h às 17h – Oficina “Criação para Corpos Dissidentes – parte 2”, ministrada por Renata Carvalho
19h – Palestra “Transgeneridades em Performance: desobediências de gênero e anticolonialidades das artes cênicas”, com Dodi Leal
 
27/05 – QUINTA-FEIRA
Das 14h às 17h – Oficina “Criação para Corpos Dissidentes – parte 3”, ministrada por Renata Carvalho
19h – Palestra “O Corpo e a Dramaturgia Trans nas Artes”, com Renata Carvalho e Valéria Barcellos

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda e marcado por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.