Oficina de Choro abre vagas para aulas gratuitas de educação musical

Crédito: Tom Silveira

O projeto inicia 2021 com o objetivo de ampliar o espaço do choro no país através da formação de grupos e do incentivo a novos compositores

Oficina de Choro inicia seu 17º ano com novidades. Depois de expandir seu campo de atuação, com aulas ministradas virtualmente durante a pandemia, o projeto se reestruturou para seguir atendendo o público crescente. Com apoio do Instituto Ling pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa começa 2021 com um novo curso gratuito de educação musical a partir da linguagem do choro, com o objetivo de ampliar o espaço do gênero no país através da formação de grupos e do incentivo a novos compositores.
 
Além das já tradicionais disciplinas teóricas, que exploram harmonia e história da música, e as aulas práticas de instrumento, o projeto ampliará seu programa na área de criação, voltada à composição de choros e sambas. “É uma área que já vinha dando certo nos últimos anos, mas agora esse será um dos nossos focos, uma vez que temos o objetivo de aumentar o repertório brasileiro, olhando para o futuro, buscando novos compositores em aulas que incentivam a criatividade”, explica o músico Mathias Pinto, coordenador do projeto há sete anos.
 
A iniciativa também quer possibilitar a circulação da música de choro em shows e apresentações pelo país e por isso incentivará os alunos a criarem parcerias. “Desde a entrada do aluno na oficina, ele já será direcionado a formar o seu grupo de choro. Isso faz parte de uma reestruturação e de um reposicionamento do projeto, que tem o objetivo geral de multiplicar a música de choro em diversos espaços”, completa.
 
Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos poderão participar das disciplinas de Composição de ChoroRoda de Choro, além da turma de Novos Chorões, voltada para os iniciantes. O curso é destinado a públicos de todas as idadescom ou sem experiência, e a interessados em diversos instrumentos, como violãocavaquinhobandolimpandeirosopros e teclas, e também para cantores.
 
As novas aulas serão viabilizadas gratuitamente a partir do dia 6 de março. Diante da pandemia, os encontros serão mantidos no formato on-line, que fez sucesso em 2020. Entre março e dezembro do último ano, o projeto realizou cerca de 70 aulas virtuais, agregando alunos de outras cidades do Rio Grande do Sul e do país.
 
As inscrições para o primeiro semestre da Oficina de Choro podem ser feitas até o dia 3 de março pelo e-mail oficinadechoroinstitutoling@gmail.com, assim como pelas redes sociais do projeto, em www.facebook.com/oficinadechoroinstitutoling e no Instagram @oficinadechoro. As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical.
 
Sobre a Oficina de Choro
A Oficina de Choro vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul, além de se destacar como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de choro no país. Somente nos últimos dois anos, o projeto acolheu mais de 500 alunos que receberam formação musical em diferentes aulas abertas ao público.
 
Com coordenação do músico Mathias Pinto e curadoria e produção da Branco Produções, o projeto também é responsável pela criação da Orquestra de Choro de Porto Alegre (OCPA), a primeira iniciativa desse gênero na história do Rio Grande do Sul. A orquestra retomará suas apresentações assim que for permitido, realizando concertos em homenagem a grandes compositores gaúchos. Outra iniciativa capitaneada pela oficina é a série de shows O choro é livre, que revela novos talentos do gênero e leva artistas consagrados para apresentações no foyer do Theatro São Pedro, que também aguarda liberação dos órgãos municipais e estaduais para retomar suas atividades presenciais.
 
Oficina de Choro tem direção artística de Mathias Pinto, curadoria e produção da Branco Produções, patrocínio de Crown Embalagens e realização do Instituto Ling e do Ministério do TurismoGoverno Federal.
 
SERVIÇO
Oficina de Choro
Matrículas abertas para o primeiro semestre de 2021
Aulas gratuitas de Composição de Choro, Roda de Choro e Novos Chorões

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março pelo e-mail oficinadechoroinstitutoling@gmail.com, assim como pelas redes sociais do projeto, no Instagram @oficinadechoro e em www.facebook.com/oficinadechoroinstitutoling
Todos os interessados em música brasileira podem se inscrever. O nivelamento dos inscritos será feito após a inscrição. Menores de idade deverão ser acompanhados pelos pais ou responsáveis em todas as etapas do projeto.
As aulas iniciam no dia 6 de março

 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Esse post foi publicado em Agenda, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.