AfroEntes faz sua primeira live-show neste sábado

Com repertório autoral, a banda gaúcha mescla a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea em um resultado empolgante.

A banda AfroEntes realiza a sua primeira live-show neste sábado, dia 10 de outubro, às 20h, dentro do projeto Isolamento Saudável do Sindibancários.

A transmissão será pelo canal do youtube.

No programa, estão canções autorais do coletivo formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho, vocais) e Eduardo Pacheco (percussão). O repertório é composto, basicamente, por canções autorais, mesclando a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea, em temas dançantes, reflexivos e afirmativos.

Segundo seus integrantes, o que motiva a existência da banda é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação negra no cenário cultural gaúcho, buscando elementos da presença afro, onde ela se encontra. A afirmação da positividade do legado do povo negro e a sua real importância na construção cultural e artística gaúcha, brasileira e mundial são metas individuais e coletivas do AfroEntes.

Sobre a banda

A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre/RS, resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Em sua primeira formação contava com Nina Fola, Nilson Tòkunbò e Vladimir Rodrigues, que saiu do grupo no final de 2018. Atualmente, integra a formação o percussionista Eduardo Pacheco.

O trabalho do grupo tem fundamento nos ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores que estão por aí e também dos que já se foram, para que sejam reverenciados e vivenciados.

O AfroEntes marcou presença em vários espaços culturais de Porto Alegre, como o Ponto de Cultura Africanamente, Sopapo Poético, AfroSul-Odomodê, Fórum Social Temático, Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares, e também em bares, feiras, terreiros e escolas.

Em setembro de 2016, a banda apresentou o show “Fortaleça seu axé”, na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, o primeiro em uma sala teatral, com repertório totalmente autoral, que contagiou o público presente. Em novembro de 2016, fez o show de encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS, um dos maiores eventos artísticos do sul do Estado. Em julho de 2017, realizou show no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e em julho do mesmo ano lançou seu primeiro EP no Teatro Renascença, além de ter realizado shows no Sintrajufe e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Em 14 de novembro de 2018, participou do projeto Som do Salão, no Salão de Atos da Reitoria da Ufrgs.

Mais informações sobre o grupo, acesse o Facebook da banda.

SERVIÇO:

O Quê: AfroEntes, atração do projeto Isolamento Saudável do Sindibancários
Quando: Dia 10 de outubro de 2020, sábado, às 20h
Transmissão pelo canal do youtube.

Outras informações:
Duração do show: 60 min
Classificação etária: livre
Foto: Aline Silveira
Realização: AfroEntes

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Esse post foi publicado em Agenda, Silvia Abreu e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.