Valéria Barcellos e Tati Portella abrem o novo espaço cultural no dia 08 de março

Um novo espaço cultural surge na região do 4º Distrito, levando ainda mais cultura para o antigo e tradicional bairro São Geraldo. É lá que está situado o Patrimônio, que abre as portas ao público em um dia emblemático e muito especial: o dia 08 de março. Para a abertura, as proprietárias Linda e Gabriela Genero Granella, de 25 e 20 anos, respectivamente, escolheram atrações que vão ao encontro da temática do mês da mulher e também do perfil da casa: Tati Portella e Valéria, em shows vibrantes, além das Djs Sabrina Bastos e Karine Larré.

Próximo a uma área que vem se revitalizando e ganhando espaços culturais, casas de shows, cervejarias, novos restaurantes, pubs e barzinhos, o Patrimônio pretende se somar nessa vibe e levar arte, música, cultura e gastronomia para o local. “O bairro São Geraldo sempre foi conhecido como uma área industrial, e de fato, onde hoje é o Patrimônio, um dia foi uma fábrica de ração para animais. O imóvel, por muitos anos era apenas mais um de nossos vizinhos de rua, mas graças a uma ótima relação com o proprietário acabamos tendo um novo lar no 4º distrito”, afirmam as irmãs, que cresceram no bairro e atualmente – por um período de três anos -, estiveram radicadas em Londres. E é direto do velho mundo que chegam cheias de gás e ideias pra fazer do Patrimônio um divisor de águas! “A transformação da fábrica abandonada em um ambiente mágico e descontraído custou meses de muita dedicação e imaginação de nossa família que nos apoiou e viu além do nosso olhar. Com pequenos passos e a ajuda de muitas pessoas que compartilhavam de nosso sonho conseguimos ir moldando o espaço para o que ele é hoje. Porém, a magia não vai parar por aqui, grandes coisas estão sendo organizadas e pensadas a curto, médio e longo prazo” complementam Linda e Gabriela.

A abertura da casa não podia ser mais emblemática: as gurias resolveram unir a força do Dia Internacional da Mulher ao talento dessas mulheres que irão se apresentar e também exteriorizar um pouco da trabalheira que antecede um evento como esse. “Foram meses de preparação e trabalho duro, criando um dia de celebração organizado por mulheres, levando em conta as perspectivas – e as dificuldades -, das mulheres no mercado de trabalho que, no alto dos anos 2020, ainda não são respeitadas e valorizadas com igualdade no mercado de trabalho”.

O Patrimônio tem uma ambientação similar aos espaços da região. São antigos imóveis onde funcionaram fábricas e/ou indústrias, com pé direito alto, espaço amplo e decoração descolada, com móveis de madeira de demolição, espaços simpáticos e acolhedores. Tanto dentro como na área externa, há mesas de jogos (ping-pong, sinuca, fla-flu) disponíveis para quem curte, tem pátio e recantos com mesas para o happy hour ao ar livre. Na programação já estão previstos dias temáticos com jogos de futebol + roda de samba nas quartas; karaokê e jogos nas quintas, ‘sextou com voz e violão’ nas sextas e ‘tardezinha do Patri’ nos sábados. E a boa nova: é permitida a entrada com animais de estimação!!!

A casa irá receber o público com drinks e comidinhas especiais, com destaque para as cervejas artesanais, chopp (com dose dupla das 16h às 18h no dia da abertura, e descontos nos demais dias entre 16h e 20h), drinks como cuba libre, mojitos, caipirinhas, drinks sem álcool e petiscos pra lá de delícia como as polentinhas fritas com alecrim e páprica.

Sobre os shows:

Valéria Barcellos ganhou destaque na cena musica brasileira graças a seus potentes shows. Na estrada há mais de 20 anos traz no repertório canções que abordam os mais variados e diferentes temas, dentro da atmosfera de vida (e musical) da cantora, estão músicas de Claudio Lins, Marcelo Várzea, Paulo Renato Nardelli e Paulo Mendonça (compositor de inúmeras canções do grupo Secos & Molhados). Seus shows mesclam irreverência e bom humor, marcas registradas da cantora, com pitadas de militância e ativismo contra a perseguição de gênero. Esteve se apresentando em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Brasília, Recife, Fortaleza e, internacionalmente, representou o Brasil na Semana de Arte Trans, evento que acontece anualmente em Montevidéu, no Uruguai. Esteve também em shows na Europa. É considerada uma das precursoras do “MPBTRANS”, movimento musical que mescla questões de respeito ao gênero, sexualidade e musica popular brasileira, abriu o show de Katy Perry, em março de 2018. Conquistou as seguintes premiações: Festival Brasil de Cinema Internacional, Melhor Atriz Coadjuvante (2018); Festival da Canção Francesa, 1º Lugar 2012; Troféu Mulher Cidadã – categoria Mulher na Cultura, da Assembleia Legislativa Rio Grande do Sul.

Tati Portella interpreta canções de seu novo disco, “Impermanência”, o primeiro solo depois de 17 anos na Chimarruts. Lançado em setembro de 2019, o álbum traz composições próprias e de nomes da música gaúcha como Nei Lisboa, Duca Leindecker e Fernanda Copatti. Além das canções que fizeram parte de sua história na Chimarruts, como “Do Lado de Cá” e “Versos Simples”, e clássicos do reggae e música brasileira, para este show no Dia Internacional da Mulher, Tati preparou uma homenagem especial a Mariette Fialho, precursora do movimento reggae no sul, com participação da própria, e ainda a presença da cantora Negra Jaque, representando a cena do rap feminino gaúcho. A banda é formada por Bibiana Petek na guitarra, Jéssica Berdet no baixo, Lucas Riccordi nos teclados e Fernando Catatau na bateria.

As Djs Sabrina Bastos e Karine Larré fazem a discotecagem antes e depois dos shows. Sabrina transita entre diversos mundos de estilos, músicas e atrações. Em 2018 teve um dos momentos mais marcantes da sua carreira onde foi convidada para participar Z Festival de Porto Alegre. Karine Larré está entre as principais representantes entre as DJs de música eletrônica do Brasil. É produtora musical e conta com singles autorais e uma série de remixes consolidados. Em sua carreira, se apresentou na Ásia (Golfo Árabe), na África (Moçambique) e na Bolívia (Santa Cruz de La Sierra). No México (Ciudad del Mexico) lançou a música ‘Crime’ com o cantor ATL. No Brasil realizou shows de abertura das bandas Aerosmith, Guns n’Roses, Maroon5, Bon Jovi. No Green Valley (club n.1 do mundo) realizou a abertura da apresentação dos DJs Paul Oakenfold, Yves V, Alok, entre outros.

PATRIMÔNIO – abertura da casa com shows de TATI PORTELLA e VALÉRIA BARCELLOS

Dia 08 de março de 2020
Abertura da casa: 16h / Horário dos shows: 20h
Patrimônio – Rua Conselheiro Camargo, 212 / São Geraldo
Entrada franca

Reservas: pelo telefone 51 99647.0088, com Karol Venturela

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Crédito nas fotos:
Valéria Barcellos: Silas Lima
Tati Portella: Heloísa Medeiros
Karine Laré: Gi Kraemer

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Tati Portella, Valéria Barcellos e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.