Pianista Salomão Soares apresenta dia 27, no Espaço 373, seu álbum “Interior”

Crédito da Foto: Dani Gurgel

Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, o artista reverencia neste primeiro trabalho solo os escritores Ariano Suassuna e Guimarães Rosa. Além do show, Salomão ministra no dia 28 um masterclass sobre as infinitas possibilidades da música brasileira

Claramente um dos grandes destaques da nova geração do piano brasileiro, que vem rompendo paradigmas e contribuindo para o reconhecimento da cultura popular, Salomão Soares sobe ao Palco Paulo Moreira do Espaço 373 no dia 27 de abril (sábado), às 21h, para apresentar “Interior”, seu primeiro álbum solo, lançado em outubro do ano passado. No dia 28 (domingo), às 15hele ministra o masterclass “A Música Brasileira | Infinitas Possibilidades“.

Para este show exclusivamente concebido para Porto Alegre, acompanhado por Lucas Fê (bateria) e Nico Bueno (baixo), Salomão traz releituras de compositores brasileiros, como Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, Sivuca e Tom Jobim, e uma seleção de suas composições autorais, entre elas, “Grandes sertões: veredas”, inspirado na obra-prima do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908 – 1967), “Caboclinho Armorial”, em homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna (1927 – 2014).

Salomão Soares já dividiu palco com nomes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Leny Andrade, Filó Machado, Renato Braz, Mônica Salmaso, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros. Foi vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 (Suíça) e do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG).

Integrou o projeto Rosa dos Ventos, um espetáculo que levou ao palco do Theatro Municipal de São Paulo André Mehmari, Hercules Gomes, Tiago Costa, além de Salomão. Também se apresentou ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno no Montreux Jazz Festival, na edição do Rio de Janeiro.

SOBRE O MASTERCLASS
Em “A música brasileira | Infinitas possibilidades”, Salomão Soares irá explorar os ritmos do Brasil no piano, desde os elementos até a criação de arranjos modernos e a improvisação e a importância da música brasileira no cenário global. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de mergulhar no processo criativo por trás dos álbuns do artista, “Baião de Dois” e “Interior”.

SERVIÇO
27 de abril | Sábado | 21h
Salomão Soares
Ingressos:
 R$30 a R$180
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/salomao-soares/2411933
Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – Bairro Floresta)
Informações e reservas de mesas pelo WhatsApp: (51) 98142-3137 ou (51) 99890-2810

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.