Ocre Galeria promove conversa com a artista Lilian Maus sobre sua atual exposição no dia 20/04

Miragens do interior, 2024. Crédito da Foto: Lilian Maus
Crédito da Imagem: Divulgação

Encontro terá mediação da crítica e pesquisadora Gabriela Motta

Miragens – onde dorme os sonhos”, exposição que Lilian Maus apresenta na Ocre Galeria, será tema de mais uma edição do projeto Conversa com a Artista, que ocorre no próximo sábado, dia 20 de abril, às 11h, na Rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre. A mediação é da crítica e pesquisadora Gabriela Motta, curadora da mostra. A entrada é franca.

Há mais de uma década, a região de Osório, no Litoral Norte do Estado, vem sendo não apenas o lugar onde a artista e professora do Instituto de Artes da UFRGS, Lilian Maus (Salvador/BA, 1983), mantém seu ateliê, mas, sobretudo, um local de pesquisa, investigação e contato amoroso. De seu olhar atento à fauna, à flora, às lendas e às histórias da região, Lilian vem produzindo uma obra que trama paisagens vistas e sonhadas.

A exposição “Miragens – onde dormem os sonhos” reúne 31 trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos três anos, cruzando elementos e fábulas da região com outras referências da artista ligadas ao seu percurso poético. Baiana de nascimento, a artista usa o deslocamento na paisagem como método de trabalho e suas andanças reverberam em obras impregnadas de múltiplas temporalidades.

PUBLICIDADE

Em “Miragens – onde dormem os sonhos” são apresentadas pinturas em acrílica, óleo, guache e aquarela sobre papel e tela. Além disso, há uma instalação no jardim da galeria – acompanhada de performance na abertura – produzida com tecido. A obra é inspirada no pampa gaúcho e na lenda do Boitatá. A mostra pode ser apreciada até 30 de abril próximo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min (detalhes no “Serviço”).

Sobre a artista convidada
Lilian Maus (Salvador/BA, 1983) é artista visual e vive entre as cidades de Porto Alegre e Osório/RS. Sua formação inclui os títulos de Doutora em Poéticas Visuais e Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte – PPGAV/Instituto de Artes da UFRGS. Graduou-se na Licenciatura em Artes Visuais no IA/UFRGS e no Bacharelado em Artes Plásticas, tendo realizado intercâmbio na Universitat de Barcelona (UB). Desde 2017, a artista atua como professora de Pintura do Instituto de Artes/UFRGS, onde coordena o Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas (PEHPA).

Suas últimas publicações foram: o catálogo “Lilian Maus – obras” (UFRGS, 2023), o livro infantil “Mar de Brincar” (UERGS, 2021) e o livro de artista “Estudos sobre a terra” (Azulejo, 2017). Desde 2004, a artista vem ministrando cursos e palestras e realizando exposições em território brasileiro e internacional, tendo recebido prêmios nacionais da Funarte, do Ministério da Cultura, da PROEXT-UFPE, e, no Rio Grande do Sul, do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em diversas categorias, além de prêmios internacionais pelo filme Travessia/Passage em festivais de vídeo no Canadá (ALTFF Summer 2019 e no World Independent Cinema Awards WICA Toronto 2021) e na Rússia (New Harvest Film Festival 2019).

PUBLICIDADE

Suas últimas individuais foram: “Linhas Cruzadas” (2021), Fundação Força e Luz, Porto Alegre, Vídeo-instalação “, Memórias da água”, no Canal de Irrigação Santa Terezinha, Residência Casco, Passinhos/RS (2021); “Ygápéba” (2021), Intervenção na paisagem, Residência Casco, Lagoa dos Barros, Passinhos/RS; “Navegação Interior” (2020), Casa de Eva, Campinas/SP; “Cosmogonias Lúdicas” (2020), Sala Habitart, Porto Alegre; “Travessia por terra, água e ar” (2019), Paço dos Açorianos, Porto Alegre; 2018: “Olho d’água: por uma poética de travessia” (2018, curadoria: Márcio Harum, na Galeria Aura, São Paulo.

Sobre a Ocre Galeria
A Ocre Galeria de Arte é localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, próxima à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Margs e à Usina do Gasômetro. É administrada por Felix Bressan, Nelson Wilbert e Mara Prates. A Ocre foi inaugurada em maio de 2022 e realizou, até o momento, 23 exposições, entre individuais e coletivas de artistas com forte produção contemporânea. A galeria tem buscado preservar a história, difundir a cultura e apoiar a produção de arte, disponibilizando um amplo acervo de artistas representados.

Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/ocregaleria

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
O que: Conversa com a artista Lilian Maus sobre a exposição “Miragens – onde dormem os sonhos”. Mediação de Gabriela Motta.  
OndeOcre Galeria | Rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre-RS.
Quando: Dia 20 de abril de 2024, sábado, às 11h.
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: Livre

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE