Curso de literatura no Instituto Ling analisa a produção poética feminina do Rio Grande do Sul

Créditos da Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A atividade, conduzida pela professora Márcia Ivana de Lima e Silva a partir desta quinta-feira, 30 de novembro, estudará o trabalho de diferentes gerações de escritoras do nosso Estado, de Lila Ripoll e Lara de Lemos a Maria Carpi e Angélica Freitas

A produção poética feminina do Rio Grande do Sul é tema de um minicurso ministrado pela professora de literatura Márcia Ivana de Lima e Silva no Instituto Ling. A atividade parte das publicações líricas da escritora Lila Ripoll (1905-1967), vencedora do prêmio Neruda da Paz, e da jornalista, tradutora e educadora Lara de Lemos (1923-2010) até chegar às contemporâneas Maria Carpi, patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, e Angélica Freitas, poeta feminista.

Com análise da obra das quatro autoras, que compreendem diferentes gerações, a programação discute as diversas possibilidades de representação do gênero, da luta política à subjetividade. As aulas também procuram ressaltar a complementaridade da produção feita por mulheres, par a par com a produção feita por homens, em uma tentativa de entendimento integral das “letras do Rio Grande do Sul”.

O curso é dividido em dois encontros, sempre nas quintas-feiras, das 19h às 21h. O primeiro acontece no próximo dia 30 de novembro e o segundo, no dia 7 de dezembro. As inscrições custam R$ 220 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural.

SOBRE A MINISTRANTE:
Márcia Ivana de Lima e Silva 
é professora do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa Criação Literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar. Pesquisadora convidada do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo – IEB/USP. Junto com Letícia da Costa Chaplin, organizou a publicação Poemas nunca publicados de Caio Fernando Abreu. No canal de Youtube do Instituto Ling, é possível assistir gratuitamente a uma aula de Márcia sobre o poeta, como parte do projeto Poesia no Ling.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA 
O feminino na poesia do Rio Grande do Sul – A produção lírica de Lila Ripoll, Lara de Lemos, Maria Carpi e Angélica Freitas
Com a professora Márcia Ivana de Lima e Silva
Dias 30 de novembro e 7 de dezembro, quintas-feiras, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)


Programa do curso
Encontro 1: O feminino e a luta política
Lila Ripoll (1905-1967)
Lara de Lemos (1923-2010)

Encontro 2: O feminino e a subjetividade
Maria Carpi (1939)
Angélica Freitas (1973)

Inscrições
R$ 220 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Literatura e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.