Oliveira Silveira é homenageado com aula virtual e gratuita de poesia no dia 17 de novembro no Instituto Ling

No ano em que o poeta gaúcho completaria 80 anos, o Instituto Ling realiza um encontro especial dedicado a sua obra, ministrado ao vivo pelo escritor e professor de literatura Jorge Fróes

No ano em que o poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009) completaria 80 anos, o projeto Poesia no Ling realiza uma edição especial dedicada a sua obra com uma aula conduzida ao vivo pelo também poeta e professor de literatura Jorge Fróes.

Entre leituras e reflexões, o público conhecerá detalhes sobre a trajetória do escritor e pesquisador da cultura afro-brasileira, que foi um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra.

O evento poderá ser acompanhado gratuitamente pelo canal do YouTube do Instituto Ling no dia 17 de novembroquarta-feira, às 16h. Quem quiser receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Nascido em 1941 na área rural de Rosário do Sul, Oliveira Silveira deixou um legado que vai muito além da poesia. Graduado em Letras pela UFRGS, também marcou uma geração de alunos como docente de português e de literatura. Com trabalhos e pesquisas dentro do movimento negro, foi um dos fundadores do Grupo Palmares. Sua arte literária, que inclui mais de dez títulos de poesia, reflete seu ativismo político e suas inúmeras pesquisas em versos que carregam a atmosfera pampeana e a experiência negra, com marcado registro histórico.

Professor convidado desta edição do Poesia no Ling, Jorge Fróes é um dos organizadores do Leituras Negras, evento que ocorre desde 2005, e também foi editor do jornal Fenestra Literatura, junto com Cezar Dias. Publicou o livro de poesia Estamos Quites (Vidráguas/Escola de Poesia, 2015) e participa de diferentes publicações, como Antologia de poetas brasileiros (Rio de Janeiro, Shogun, 1985), Roda da Poesia Negra (Oliveira Silveira, 1993), Revista Negra (SMC, 1995), Callaloo, African Brazilian Literature (Baltimore [EUA], John Hopkins, 1995), Continente Sul Sur (IEL, 1998), Poemas no ônibus (SMC, 2001 e 2003), Poemas no ônibus 10 anos (SMC, 2002), Consciência negra do Brasil, os principais livros (Org. Cuti e Maria das Dores Fernandes, Belo Horizonte, Mazza, 2002), O melhor da festa (Casa Verde/ FestiPoa Literária, 2011), e Sopapo Poético-Pretessência (Libretos, 2016).

PUBLICIDADE

Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados a diferentes poetas, ministrados ao vivo por diversos professores da área. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Marcia Ivana de Lima e Silva falando sobre a produção poética de Mia Couto e Jane Tutikian apresentando a obra de Fernando Pessoa. As edições anteriores podem ser assistidas no canal do YouTube do Instituto Ling. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Jorge Fróes apresenta a obra de Oliveira Silveira
Dia 17 de novembro, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br


Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos                                                                                                                            

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

PUBLICIDADE

Fone: 51 3533-5700
Email[email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Tânia Meinerz

PUBLICIDADE