Fabulários: exposição interativa propõe uma navegação pelo universo das águas e sua biodiversidade

Crédito das Fotos: Rafael Wilhelm

Com curadoria da escritora e jornalista Gabriela Romeu e concepção cenográfica de Silvana Marcondes e Julio Dojcsar, mostra está aberta à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas, com entrada franca

Uma exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia. Essa é a proposta de “Fabulários – as águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres”, mostra que foi inaugurada no dia 2 de setembro e segue aberta à visitação até o dia 3 de dezembro no Parque dos Rosa, em Canoas (RS)

A exposição tem curadoria da escritora, jornalista e documentarista Gabriela Romeu, autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras – entre eles, Diário das Águas, obra que inspira a exposição, assim como as pesquisas do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br) por diferentes rios brasileiros. A cenografia é assinada por Silvana Marcondes e Julio Dojcsar, ambos multiartistas dedicados ao teatro, cinema e intervenções urbanas.

Fabulários é uma exposição cenográfica e interativa, com experiências sensoriais, que convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, sua biodiversidade, assim como a conhecer os povos e as infâncias de suas beiradas, suas histórias, brincadeiras, tradições e saberes. A partir de uma perspectiva poética e lúdica, a mostra aborda o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida.

A exposição parte de um percurso de investigação, cheio de perguntas e diálogos. O público será convidado a navegar no tema, que sensibilizará as crianças para a importância dos recursos hídricos e sua urgente preservação, das memórias das águas e da riqueza imaterial dos rios.

Neste percurso, há instalação multimídia, contextos investigativos das águas, embarcação com as paisagens das infâncias das beiradas, uma entidade dos rios que nos convida a sentar e ouvir histórias, um rio no quintal para brincar e contemplar, uma oca para que se possa escutar, entre outras propostas, congregando jogos poéticos, sensibilizações, narrativas e oficinas.

O convite da exposição é para ouvir o silêncio das margens, um chamado das águas pedindo tempos de cuidado e preservação e encontrar o rio que corre também dentro de cada um, a partir de um aprendizado com as águas.

FABULÁRIOS – AS ÁGUAS, SUAS GENTES, MEMÓRIAS, PLANTAS, BICHOS E OUTROS SERES
Quando: De 2 de setembro a 3 de dezembro (Terças a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 18h)
Onde: Parque Dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Canoas)
Entrada franca
Agendamentos: fabularios.agendaescolas@gmail.com

FICHA TÉCNICA
Direção geral: Camila Alves/Vermelho Produções
Curadoria: Gabriela Romeu/Projeto Infâncias
Cenografia e projeto expográfico: Silvana Marcondes e Júlio Dojcsar
Pesquisa: Gabriela Romeu, Marlene Peret e Samuel Macedo/Projeto Infâncias
Educativo: Ana Carol Thomé (Ser Criança É Natural); Thais Caramico, Ana Paula Campos, Luisa Capalbo e Bruna Martins (Estúdio Voador)
Identidade visual: Ana Paula Campos e Bruna Martins / Estúdio Voador
Coordenação produção local: Cida Cultural Ltda 
Fotografia e edição: Samuel Macedo
Ilustrações: Bruna Martins / Estúdio Voador
Trilha sonora das salas: Nina Blauth
Animação: Coletivo Coletores

O projeto “Fabulários” é incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/91, tem o patrocínio da Ambiental Metro Sul e Instituto AEGEA, apoio Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, Secretaria de Educação de Canoas e Secretaria de Cultura de Canoas, realização Governo Federal – União e Reconstrução.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Exposição e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.