Fabulários: exposição interativa propõe uma navegação pelo universo das águas e sua biodiversidade

Com curadoria da escritora e jornalista Gabriela Romeu e concepção cenográfica de Silvana Marcondes e Julio Dojcsar, mostra está aberta à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas, com entrada franca

Uma exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia. Essa é a proposta de “Fabulários – as águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres”, mostra que foi inaugurada no dia 2 de setembro e segue aberta à visitação até o dia 3 de dezembro no Parque dos Rosa, em Canoas (RS).

A exposição tem curadoria da escritora, jornalista e documentarista Gabriela Romeu, autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras – entre eles, Diário das Águas, obra que inspira a exposição, assim como as pesquisas do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br) por diferentes rios brasileiros. A cenografia é assinada por Silvana Marcondes e Julio Dojcsar, ambos multiartistas dedicados ao teatro, cinema e intervenções urbanas.

Fabulários é uma exposição cenográfica e interativa, com experiências sensoriais, que convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, sua biodiversidade, assim como a conhecer os povos e as infâncias de suas beiradas, suas histórias, brincadeiras, tradições e saberes. A partir de uma perspectiva poética e lúdica, a mostra aborda o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida.

PUBLICIDADE

A exposição parte de um percurso de investigação, cheio de perguntas e diálogos. O público será convidado a navegar no tema, que sensibilizará as crianças para a importância dos recursos hídricos e sua urgente preservação, das memórias das águas e da riqueza imaterial dos rios.

Neste percurso, há instalação multimídia, contextos investigativos das águas, embarcação com as paisagens das infâncias das beiradas, uma entidade dos rios que nos convida a sentar e ouvir histórias, um rio no quintal para brincar e contemplar, uma oca para que se possa escutar, entre outras propostas, congregando jogos poéticos, sensibilizações, narrativas e oficinas.

O convite da exposição é para ouvir o silêncio das margens, um chamado das águas pedindo tempos de cuidado e preservação e encontrar o rio que corre também dentro de cada um, a partir de um aprendizado com as águas.

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
FABULÁRIOS – AS ÁGUAS, SUAS GENTES, MEMÓRIAS, PLANTAS, BICHOS E OUTROS SERES
Quando: De 2 de setembro a 3 de dezembro (Terças a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 18h)
Onde: Parque Dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Canoas)
Entrada franca
Agendamentos: [email protected]

FICHA TÉCNICA
Direção geral: Camila Alves/Vermelho Produções
Curadoria: Gabriela Romeu/Projeto Infâncias
Cenografia e projeto expográfico: Silvana Marcondes e Júlio Dojcsar
Pesquisa: Gabriela Romeu, Marlene Peret e Samuel Macedo/Projeto Infâncias
Educativo: Ana Carol Thomé (Ser Criança É Natural); Thais Caramico, Ana Paula Campos, Luisa Capalbo e Bruna Martins (Estúdio Voador)
Identidade visual: Ana Paula Campos e Bruna Martins / Estúdio Voador
Coordenação produção local: Cida Cultural Ltda
Fotografia e edição: Samuel Macedo
Ilustrações Bruna Martins / Estúdio Voador
Trilha sonora das salas: Nina Blauth
Animação: Coletivo Coletores 

O projeto “Fabulários” é incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/91, tem o patrocínio da Ambiental Metro Sul e Instituto AEGEA, apoio Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, Secretaria de Educação de Canoas e Secretaria de Cultura de Canoas, realização Governo Federal – União e Reconstrução.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Créditos das Fotos:
Rafael Wilhelm

PUBLICIDADE