Arte e loucura: exposição no Museu da Ufrgs traz obras da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Essa coisa que Pulsa é o nome da mostra que está em cartaz no Museu da Ufrgs, com visitação gratuita até 7 de julho. Haverá programação especial na Semana dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial (de 18 a 23 de maio), com encontros e debates – entre eles, Ricardo Resende, curador Museu Bispo do Rosário -, além de sessões de cinema com a temática da loucura na Sala Redenção

As obras de arte produzidas pelos frequentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro podem ser conferidas na exposição Esta Coisa que Pulsa, em cartaz do Museu da Ufrgs (Oswaldo Aranha, 277).

A mostra convida a problematizar questões sobre arte, liberdade, loucura e ativar saídas possíveis para a construção de outros referenciais sociais no resgate de vidas singulares. Saindo da clausura, mas sem deixar de lado sua origem, esta exposição traz desenhos, pinturas, esculturas, escritos, bordados, impregnados de força indecifrável. São trabalhos individuais, coletivos e documentos que narram a história da Oficina de criatividade, do Hospital Psiquiátrico São Pedro e da Luta Antimanicomial no Brasil.  Esta exposição é um pequeno recorte da potencialidade deste acervo que segue agora sua trajetória como Museu Estadual Oficina de Criatividade – Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP).

Os trabalhos estão marcados por emoções, dores contidas, extravasadas ou superadas – o que pode não transparecer nos efeitos de cores e formas na peça final, mas encontra-se latente no fazer de cada artista. Entre estes, estão moradores de longa permanência e pessoas internadas na área hospitalar, usuários do ambulatório e de outros serviços de saúde. 

PUBLICIDADE

Essa Coisa que Pulsa, principal objeto do projeto Re-Existência, Memória e Arte: 30 anos da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, tem curadoria de Barbara Neubarth, Blanca Brites, Mário Eugênio Saretta, Tatiane Silva e Vanessa Aquino. Pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, até o dia 7 de julho, no andar térreo do Museu da Ufrgs. A entrada é gratuita. 

O projeto prevê também uma série de ações educativo-culturais, como encontros de debate, mediações, live, palestras e mostra de cinema, com destaque para a palestra 

de Ricardo Resende, curador chefe do Museu Bispo do Rosário (RJ), que estará presente em Porto Alegre no Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio, na Casa da Memória Unimed, que apoia a atividade. 

PUBLICIDADE

Re-Existência, Memória e Arte é uma iniciativa da Sabiá Cultural e da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio cultural de instituições como Museu da UFRGS, Casa da Memória Unimed, NuTAL/UFRGS e Sala Redenção. 

SERVIÇO:
O que: ESSA COISA QUE PULSA
Período de visitação: 24/03 a 07/07/2023
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Entrada: Gratuita
Para agendamentos de grupos: [email protected]
Telefone: (51) 3308-3390
https://www.instagram.com/oficinadecriatividadehpsp
https://www.instagram.com/museu.ufrgs

PROGRAMAÇÃO:
Semana dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial
18 de maio: Conversa com Ricardo Resende: Curador Museu Bispo do Rosário – Casa da Memória Unimed
20 de maio: Participação Noite dos Museus
23 de maio: O Fim da Linha do Bonde: Hospital Psiquiátrico São Pedro na memória de Porto Alegre
30 de maio: Live – Saúde Mental, Arte e o Sistema Único de Saúde 

PUBLICIDADE

Sessões de Cinema – Sala Redenção Programação pode sofrer ajustes
06 de junho: Epidemia de Cores
13 de junho: Condenadas pela Razão + Documentário Imagens do Inconsciente – Cine Debate com Muriel Rodrigues de Freitas, diretora do Curta Condenadas pela Razão 
20 de junho: O Senhor do Labirinto
30 de junho: Un Hombre Mirando al Sudoeste (Aguardando autorização para exibição)

OFICINA DE CRIATIVIDADE DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO (HPSP)

Fundada em 1990, reúne nesses mais de trinta anos de atividades um conjunto de obras de pessoas marcadas pelo estigma da loucura. A Oficina e seu acervo foram tema de uma numerosa produção acadêmica, resultante de estágios, programas de extensão e pesquisas de graduação e pós-graduação das mais distintas áreas do conhecimento. Ao longo de sua trajetória, firmou parcerias com várias universidades e recebeu estudantes, professores e demais pesquisadores, emergindo, assim, como relevante equipamento voltado à saúde e à cultura, fomentando o conhecimento e contribuindo com a formação de distintos profissionais. A partir da singularidade de seu acervo, a Oficina surge como um dos significativos conjuntos do país, no que se refere à temática Arte e Loucura, ao lado do Museu de Imagens do Inconsciente (RJ), do Museu de Arte Contemporânea Bispo do Rosário (RJ) e do Museu de Arte Osório César (SP). Em 2017, a Oficina de Criatividade do HPSP recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

PUBLICIDADE

Atualmente, o seu acervo contém cerca de 200 mil documentos, bens que ainda não foram, em sua totalidade, inventariados e cuja patrimonialização se dará quando incorporados ao Museu Estadual Oficina de Criatividade (MEOC-HPSP).

OBRAS DIGITALIZADAS PARA ACESSO PÚBLICO

Recentemente, parte do acervo das obras de arte produzidas por quatro artistas frequentadores da Oficina de Criatividade foram digitalizadas e disponibilizadas para acesso público virtual e gratuito. Foram digitalizados 200 trabalhos de quatro artistas (50 de cada um): Cenilda Ribeiro, Frontino Vieira, Luiz Guides e Natália Leite. Os materiais receberam tratamento de conservação preventiva (higienização, acondicionamentos e armazenamento adequados) e agora estão disponíveis pelo site https://artistasdofora.com.br/

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Sabiá Cultural

PUBLICIDADE