O mundo de Darwin e a fascinante teoria da evolução das espécies chega ao sul do Brasil dia 17 de outubro, em mostra no Farol Santander

Créditos da Foto: Marika Seidler

“Darwin – Origens & Evolução” é uma experiência única que engloba arte, ciência, conhecimento e biodiversidade. A itinerância dialoga com o Cone Sul e traz renomados artistas, jogos e interações

A trajetória do biólogo inglês Charles Darwin é o tema central da exposição Darwin – Origens & Evolução, que chega a Porto Alegre no dia 17 de outubro no Farol Santander. Depois da passagem pelo Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 2019, onde reuniu mais de 30 mil pessoas, Darwin teve edição virtual em 2020 e esteve em São Paulo entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, no Centro Cultural, FIESP, onde também foi visitada por milhares de pessoas.

Em Porto Alegre, ocupará os espaços do Farol Santander com 332 peças entre acervos de coleções biológicas – como animais taxidermizados e fósseis – gravuras históricas, textos críticos, iconografia, obras de arte e peças interativas. A exposição revela o modus operandi de Darwin, que manteve uma comunicação direta com muitos outros cientistas, chegando assim à teoria da evolução. O projeto tem Lei de Incentivo à Cultura e Patrocínio Santander. Realização Ministério da Cultura e Governo Federal.

A itinerância da mostra que chega ao Farol Santander dialoga com o Sul do Brasil e suas especificidades, contando, para isso, com a parceria de acervos de museus locais, como o Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto e o Museu de Ciências Naturais (MUCIN), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essas parcerias tornam acessível a produção de conhecimento das instituições locais e seus pesquisadores, alcançando um grande público. Serão exibidas aqui uma tartaruga de Galápagos e peças utilizadas pelos povos ancestrais, como as boleadeiras e pontas de projétil, todos mantidos, estudados e pesquisados por estas instituições. Fortalecendo o diálogo com os territórios onde aporta, a mostra traz aspectos da história e da paisagem do Cone Sul, seus povos ancestrais e a vida marinha, numa história que remonta a doze milênios, quando grupos de caçadores e coletores nativos desbravaram o vasto território que hoje constitui o estado. Adaptando-se ao clima frio e às paisagens inóspitas, esses povos conviveram com animais de grande porte, como preguiças gigantes e tatus.

PUBLICIDADE

Foi aqui no sul do mundo, mais precisamente em Maldonado, no Uruguai, que atracou o navio Beagle, onde Darwin descreve o uso das boleadeiras, que teve a oportunidade de experimentar. A obra “Mi image de hombre exótico”, de Paulo Nazareth, por exemplo, será exibida junto às imagens dos indígenas da terra do fogo que foram raptados pelo capitão Roberto FritzRoy, na primeira viagem do Navio Beagle.  “A mostra Darwin – Origens & Evolução é uma expedição investigativa e uma experiência de aprendizado que mescla interatividade e descoberta. Contempla também, de forma inédita, o trabalho visual de artistas contemporâneos”, ressalta Ivan Lourenço, Gestor do Farol Santander Porto Alegre.

Integram a mostra e a itinerância em solo gaúcho artistas contemporâneos que reforçam a conversa entre a arte e a ciência: Gisela Motta e Leandro Lima (Anti-horário e DNA); Tiago Sant’Ana (Refino #3, #4 e Cana coluna); Fernando Lindote (O guardião da fala II), Paulo Nazareth (Mi image de hombre exótico), Silvio de Camillis (série Noite Destronada), a dinamarquesa Marika Seidler (Rapas das Bestas). Gustavo Caboco (Exigências da mata) e Marina Camargo (Teoria dos continentes contíguos), ao lado da uruguaia Liliana Farber (Terram in Aspectu), nascidos no sul do continente, trazem um recorte da arte contemporânea produzida no Cone Sul.

“A artista e antropóloga dinamarquesa Marika Seidler se ocupa da relação entre humanidade e natureza na vídeo instalação Rapas das Bestas e o artista brasileiro Fernando Lindote nos põem em confronto com nossos ancestrais primatas. As obras são apresentadas respectivamente no início e fim da mostra e ilustram o tom da exposição que contrasta a visão do mundo antes e depois da apresentação da teoria da evolução das espécies”, afirma a equipe idealizadora da mostra.

PUBLICIDADE

Dividida em quatro núcleos – A ciência antes de Darwin; Um novo tempo; A jornada do Beagle e A origem das espécies, a mostra pretende ser uma expedição investigativa e uma experiência de aprendizado onde se mesclam interatividade e descoberta. Inclui jogos e outras interações analógicas em formato atraente, lúdico e coletivo, onde crianças, jovens e adultos podem soltar a imaginação.

Destaque ainda para as relações que Darwin, um pesquisador que se comunicou com muitos cientistas em diferentes áreas do conhecimento, desde ictiologia a arqueologia, manteve ao longo de sua vida. O livro de Fritz Muller, um alemão naturalista viajante do Museu Nacional que viveu em Blumenau, SC, e que trocou correspondência extensa com Darwin sobre a flora dos trópicos, sobre a polinização das orquídeas, além de ter sido sempre seu grande defensor, está presente na mostra. Outros personagens incríveis que a história deixou de lado, como o taxidermista John Edmonstone, um homem negro que desempenhou importante papel na vida do jovem Charles Darwin; Mary Anning, paleontóloga autodidata do século XIX que desempenhou um papel fundamental na descoberta de fósseis marinhos em Lyme Regis, na Inglaterra, incluindo o icônico esqueleto do ictiossauro e Maria Graham, artista, escritora e historiadora britânica que desenhou aquarelas dos costumes e da flora do país, além de escrever um diário sobre sua viagem entre 1821 e 1823 estão presentes no contexto da mostra Darwin.

Darwin – Origens & Evolução conta com curadoria e design do estúdio Um Ba Ra Ká, e com a historiadora da ciência Magali Romero Sá. A mostra estará na capital gaúcha de 17 de outubro deste ano até 14 de janeiro de 2024 (confira o serviço abaixo).

PUBLICIDADE

VISITA VIRTUAL
Há ainda um ambiente virtual onde é possível navegar por trechos da mostra, ter acesso a jogos educativos e material acessível a portadores de deficiências auditivas e visual. Dentre os destaques, estão um jogo de memória digital sobre as diferentes raças de cachorro, inspirado no interesse de Darwin pela variação das plantas e animais domesticados através de milhares de anos. O público poderá brincar de acertar quais frutas são nativas do Brasil e quais não são, além de poder polinizar plantas e vivenciar uma experiência estética interativa diferente pela obra DNA, da dupla Motta & Lima. São cinco jogos e três animações inéditos, criados por uma equipe multidisciplinar, com a direção artística do estúdio UM-BA-RA-KA e desenvolvidos pelo designer de interação Luiz Ludwig com o estúdio Mandelbrot. Os jogos contaram com a consultoria pedagógica de Gil Cardoso, biólogo especializado em comunicação científica e coordenador educativo da mostra. Acessível, conta com vídeos em libras, áudioguia e audiodescrição. Todos estes conteúdos poderão ser acessados com QR codes espalhados no espaço expositivo do Farol Santander. Navegue pelo www.mostradarwin.com.br/exposicao

SOBRE O FAROL SANTANDER PORTO ALEGRE
Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou quatro anos em março de 2023. Neste período, recebeu 14 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Mezanino.

Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre deu início ao projeto de ampliar sua atuação cultural, com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, além de inovações culturais como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício no Centro da capital gaúcha. Ainda em 2022, o Farol Santander Porto Alegre marcou presença como uma das instituições participantes da Bienal do Mercosul.

PUBLICIDADE

Já em 2023, o Farol Santander Porto Alegre recebe atrações musicais de projetos como Jazz Day, Mundo Violão e concertos da Orquestra de Câmara da ULBRA. A instituição participou também do Porto Verão Alegre, recebendo show de Ney Matogrosso. Nas artes cênicas, o icônico edifício já recebeu nesta temporada o espetáculo Kafka e a boneca viajante. Entre as exposições, passaram pelas galerias do Farol, homenagens a artistas como Lupicínio Rodrigues, Siron Franco e Athos Bulcão, além da tecnológica mostra Smart Lights.

O histórico edifício, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. No subsolo, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. No mesmo andar, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região. Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo do prédio ainda oferece aos visitantes o Kofre Café e o restaurante Moeda.

PUBLICIDADE

SOBRE O UM BA RA KÁ
Desde 2007 o estúdio M´Baraká cria projetos narrativos com abordagem crítica, unindo pesquisa histórica, arte contemporânea, design e uma multiplicidade de linguagens para contar histórias relevantes. Dezenas de exposições e festivais, movimentaram centenas de artistas para diferentes espaços culturais e territórios. Em 2019 recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN ao projeto Rolé Carioca e em 2020, menção horrorosa pela expografia da exposição Nise da Silveira – A Revolução pelo afeto pelo IAB-RJ.

SERVIÇO:
Darwin – Origens & Evolução
De 17 de outubro de 2023 a 14 de janeiro de 2024
Farol Santander – Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico, Porto Alegre

Horário de funcionamento:
De terças a sábados, das 10h às 19h. Domingos e feriados das 11h às 18h

PUBLICIDADE

* Último acesso para visitação 1h antes de fechar o espaço

Valores:
Inteira – R$ 17,00/ meia-entrada R$ 8,50
Cliente Santander – R$ 15,30

Meia-entrada para estudantes, idosos, jovens de baixa renda, deficientes e acompanhante, jovens com até 15 anos, doadores de sangue regulares, professores, aposentados e pensionistas,

PUBLICIDADE

Gratuidades: escolas públicas, ONGS, instituições sem fins lucrativos, crianças até 2 anos e 9 meses

No Farol Santander POA o último domingo de cada mês tem acesso gratuito

Classificação etária: livre para todos os públicos

PUBLICIDADE

Site: https://www.mostradarwin.com.br

Este projeto conta com de Incentivo à Cultura e Patrocínio Santander. Realização Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE