O Reino Infante estreia no Teatro Bruno Kiefer

Espetáculo do Grupo ATritO estará em cartaz nos dias 23 e 24 de setembro, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca

Depois de percorrer escolas da rede pública de diversas cidades do Rio Grande do Sul, o espetáculo O Reino Infante estreia para o público, em duas apresentações no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, nos dias 23 e 24 de setembro, às 20h, com entrada franca e com tradução em LIBRAS. A montagem do Grupo ATritO de Teatro é realizada com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, – edital Sedac FAC 16/2021. do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Criada em 2019 como resultado da oficina para adolescentes da Cômica Cultural, produtora de Porto Alegre, a montagem apresenta o drama da rainha que decreta a infância permanente de seus súditos.  

A rainha Infanta está passando por problemas e se apega a ideias estapafúrdias – como acreditar que pode induzir todos a uma infância sem responsabilidades. Em meio ao povo confuso e à líder que não entende suas responsabilidades, surge uma vilã com sede de poder: Perversa, que arma um plano para tomar a coroa de Infanta e submeter a comunidade ao autoritarismo extremo. Neste contexto, uma trupe de palhaços chega à cidade, apresentando novas perspectivas para ela e para a população.

PUBLICIDADE

Utilizando a linguagem da Commedia Dell’Arte, a peça faz uma provocação-convite ao brincar como alternativa à sisudez enquanto instrumento de percepção do mundo.

Com dramaturgia original de Fernanda Moreno, a montagem resgata formas, andares, comportamentos e representações que remontam aos séculos XVI e XVII, estabelecendo um diálogo entre o teatro popular surgido ao final da Idade Média e o contemporâneo, ao tocar inquietações que atravessam os sujeitos desde muito tempo.

O Reino Infante apresenta trabalho corporal baseado no clown, com elementos circenses. A trilha sonora é feita ao vivo, com parte do elenco tocando instrumentos e cantando canções originais, compostas especialmente para o espetáculo. 

PUBLICIDADE

A corte de Infante é constituída por cenário multifuncional. Os figurinos divertidos e cheios de cor foram feitos exclusivamente para o projeto. 

Voltada para adolescentes, a peça recebeu o prêmio Escritas Femininas em Cena Dramaturgias, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer de Rio Grande.

SERVIÇO:
O que: O Reino Infante
Quando: 23 e 24 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar Casa de Cultura Mário Quintana – Rua Andradas 736, Centro Histórico.
Entrada franca* (Distribuição de senhas, por ordem de chegada)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

PUBLICIDADE

– As duas apresentações terão tradução em LIBRAS

Sinopse:  
A Rainha Infanta está farta de tantas obrigações, por isso resolve decretar que todo o reino volte a ser criança. No meio da diversão e alegria das novas mudanças, Infanta não consegue prever as consequências de sua decisão. Um espetáculo para aquele jovem-adulto que é uma criança de idade.


Ficha Técnica:
Diretora e Dramaturga: Fernanda Moreno
Elenco: Camila Salton, Dani Reis, Giliard Barbosa, Ismael Goulart, Joice Rossato, Jennifer Franco, Juliana Katz, Sérgio Bai
Trilha Sonora, Preparação Vocal e Musical: Sérgio Bai
Iluminação: Fabi Santos
Operação de som: Manu Goulart
Produção: Juliana Katz
Assistência de Produção: Jacque Sabater
Maquiagem: Vicky Guella
Figurino: Thais Diedrich e Renan Vilas
Cenografia: Alexandre Fachel e Vicky Guella
Arte Gráfica: Maicon Santos
Gestão de Redes Sociais: Camila Salton
Preparador de Palhaçaria: Daniel Gustavo
Filmagem e fotografia: Tom Peres
Assessoria de imprensa: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor comunicação
Tradutora e intérprete de Libras: Celina Xavier
Realização: Grupo ATritO

PUBLICIDADE

Grupo ATritO de Teatro

Os integrantes do Grupo ATritO de Teatro conheceram-se em 2015, em um Curso de Extensão do Instituto de Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Permaneceram juntos e, ao final de 2016, criaram sua identidade como grupo teatral ao participarem de seu primeiro Festival. Desde então, o ATritO tem feito peças, esquetes, leituras dramáticas e, mais recentemente, vídeos e teatro digital. Os textos geralmente são criados pelo Grupo ou Direção, trabalhando em processos de criação colaborativos. Já realizou os seguintes espetáculos: Peça de Ensaios (2015), Dog Day (2016), Meu irmão, o medo (2017) e 4,8,16 – sem sentido, sem memória (2018). O grupo já participou de mais de 10 festivais de teatro, entre eles, festivais internacionais e em outros estados do Brasil. Em 2020 e 2021, o grupo explorou a nova modalidade de teatro nascida durante a pandemia – o teatro digital – e mergulhou em projetos audiovisuais. Foram realizadas leituras dramáticas com parceiros do grupo; leituras encenadas do espetáculo Dog Day; monólogos escritos, interpretados e produzidos por integrantes do ATritO e apresentado o espetáculo online Entre(!)Paredes. 

Facebook: https://www.facebook.com/GrupoATritO
Instagram: https://www.instagram.com/grupoatrito
YouTube: https://www.youtube.com/@grupoatrito4347

PUBLICIDADE

O projeto O Reino Infante: voltando a brincar está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Crédito das Fotos:
Tom Peres

PUBLICIDADE