Peça Sobrevida discute preconceito e HIV em sessão gratuita no Teatro do Sesc Gravataí

O espetáculo autobiográfico apresenta a trajetória de um ator após descobrir o diagnóstico positivo para o vírus. A montagem será apresentada no dia 1º de junho, quinta-feira, às 20h. Para assistir, basta retirar os ingressos no Sympla

Após temporadas no Porto Verão Alegre e no Festival Mix Brasil, o maior evento de cultura da diversidade da América Latina, o espetáculo Sobrevida chega ao Teatro do Sesc Gravataí para discutir o preconceito e falar sobre a conscientização e o combate ao HIV. A apresentação acontece no dia 1º de junhoquinta-feira, às 20h, com ingressos gratuitosque podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

Com direção e dramaturgia do jornalista Jaques Machado, a peça é um trabalho autobiográfico criado pelo artista após receber o diagnóstico positivo de HIV. No palco, ele é interpretado pelos atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli – ambos vivem o mesmo personagem em diferentes momentos da vida e ainda encenam outras pessoas importantes do enredo.

A montagem conduz o público por memórias e medos do protagonista, destacando o conflito de ter que compartilhar a descoberta do vírus com amigos, familiares e paixões. O termo “sobrevida“, dito pelo médico no momento da revelação, foi escolhido pelo autor para denotar a morte e o renascimento que o personagem principal passa toda vez que precisa abordar o assunto com alguém. “Vivo com HIV há 10 anos e só recentemente consegui falar abertamente sobre o tema. Escolhi fazer isso através do teatro para que o assunto possa chegar a mais pessoas, de uma forma mais direta” destaca o autor.

A peça foi escrita durante a pandemia, inicialmente pensada para ser um monólogo. Depois das primeiras leituras dramáticas, foi adaptada para ser interpretada especificamente por Lincoln e Xandre que estão em cartaz circulando por diversas cidades do país com o espetáculo desde novembro de 2021. Atrás das cortinas, a montagem ainda conta com a atriz e bailarina Angela Spiazzi, responsável pela direção de movimento e corpo do espetáculo, com Ricardo Vivian na iluminação cênica e com Rodrigo Shalako na cenografia.

Após a apresentação, o público poderá conferir um debate com o elenco da peça falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade.

Turnê pelo Rio Grande do Sul
A apresentação em Gravataí faz parte da turnê que está circulando pelo Rio Grande do Sul levando arte e conscientização aos 11 municípios gaúchos onde mais ocorrem casos do vírus. A peça já passou por São Leopoldo, Porto Alegre e Novo Hamburgo e ainda terá sessões em Santa Maria, Rio Grande, Alvorada, Viamão, Canoas, Pelotas e Bagé. O projeto está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
O que:
Espetáculo Sobrevida em Gravataí
Quando: Dia 1º de junho, quinta-feira, às 20h,
Onde: Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro)
Ingressos: gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla (https://www.sympla.com.br)

Após a apresentação, haverá um debate entre o elenco da peça, falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade

FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Jaques Machado
Desenho de movimento: Angela Spiazzi
Elenco: Lincoln Camargo e Xandre Martinelli
Produção: Jaques Machado Produções Artísticas
Design de luz: Ricardo Vivian
Operação de luz: João Fraga e Edu Kraemer
Operação de som: Luiz Manoel e Manu Goulart
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Fotógrafo: Alessandro Quevedo
Identidade visual: Jaques Machado

O projeto SOBREVIDA está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Alessandro Quevedo

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Jéssica Barcellos Comunicação, Teatro e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.