Peça Sobrevida discute preconceito e HIV em sessão gratuita no Teatro do Sesc Gravataí

O espetáculo autobiográfico apresenta a trajetória de um ator após descobrir o diagnóstico positivo para o vírus. A montagem será apresentada no dia 1º de junho, quinta-feira, às 20h. Para assistir, basta retirar os ingressos no Sympla

Após temporadas no Porto Verão Alegre e no Festival Mix Brasil, o maior evento de cultura da diversidade da América Latina, o espetáculo Sobrevida chega ao Teatro do Sesc Gravataí para discutir o preconceito e falar sobre a conscientização e o combate ao HIV. A apresentação acontece no dia 1º de junhoquinta-feira, às 20h, com ingressos gratuitosque podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

Com direção e dramaturgia do jornalista Jaques Machado, a peça é um trabalho autobiográfico criado pelo artista após receber o diagnóstico positivo de HIV. No palco, ele é interpretado pelos atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli – ambos vivem o mesmo personagem em diferentes momentos da vida e ainda encenam outras pessoas importantes do enredo.

A montagem conduz o público por memórias e medos do protagonista, destacando o conflito de ter que compartilhar a descoberta do vírus com amigos, familiares e paixões. O termo “sobrevida“, dito pelo médico no momento da revelação, foi escolhido pelo autor para denotar a morte e o renascimento que o personagem principal passa toda vez que precisa abordar o assunto com alguém. “Vivo com HIV há 10 anos e só recentemente consegui falar abertamente sobre o tema. Escolhi fazer isso através do teatro para que o assunto possa chegar a mais pessoas, de uma forma mais direta” destaca o autor.

PUBLICIDADE

A peça foi escrita durante a pandemia, inicialmente pensada para ser um monólogo. Depois das primeiras leituras dramáticas, foi adaptada para ser interpretada especificamente por Lincoln e Xandre que estão em cartaz circulando por diversas cidades do país com o espetáculo desde novembro de 2021. Atrás das cortinas, a montagem ainda conta com a atriz e bailarina Angela Spiazzi, responsável pela direção de movimento e corpo do espetáculo, com Ricardo Vivian na iluminação cênica e com Rodrigo Shalako na cenografia.

Após a apresentação, o público poderá conferir um debate com o elenco da peça falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade.

Turnê pelo Rio Grande do Sul
A apresentação em Gravataí faz parte da turnê que está circulando pelo Rio Grande do Sul levando arte e conscientização aos 11 municípios gaúchos onde mais ocorrem casos do vírus. A peça já passou por São Leopoldo, Porto Alegre e Novo Hamburgo e ainda terá sessões em Santa Maria, Rio Grande, Alvorada, Viamão, Canoas, Pelotas e Bagé. O projeto está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
O que:
Espetáculo Sobrevida em Gravataí
Quando: Dia 1º de junho, quinta-feira, às 20h,
Onde: Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro)
Ingressos: gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla (https://www.sympla.com.br)

Após a apresentação, haverá um debate entre o elenco da peça, falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade

FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Jaques Machado
Desenho de movimento: Angela Spiazzi
Elenco: Lincoln Camargo e Xandre Martinelli
Produção: Jaques Machado Produções Artísticas
Design de luz: Ricardo Vivian
Operação de luz: João Fraga e Edu Kraemer
Operação de som: Luiz Manoel e Manu Goulart
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Fotógrafo: Alessandro Quevedo
Identidade visual: Jaques Machado

O projeto SOBREVIDA está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Alessandro Quevedo

PUBLICIDADE