A apresentação que acontece na próxima quarta-feira, dia 11 de outubro, às 20h, no Salão de eventos da Faculdade Anhanguera, marca o fim da circulação da peça pelos 11 municípios gaúchos onde há mais casos do vírus. Os ingressos podem ser retirados sem custo pela plataforma Sympla
Espetáculo que está desde março em turnê pelas cidades gaúchas onde há mais casos de HIV, a peça Sobrevida chega ao fim da sua circulação neste mês de outubro. A última apresentação será realizada no próximo dia 11, quarta-feira, às 20h, no Salão de eventos da Faculdade Anhanguera, em Alvorada, município que faz parte da região que, segundo pesquisa divulgada recentemente pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, já enfrenta uma epidemia generalizada do vírus. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla.
A peça, com direção e dramaturgia do artista e jornalista Jaques Machado, traz um relato autobiográfico de quem vive com HIV há mais de dez anos, conduzindo a plateia por um passeio através de memórias e medos de quem enfrenta um diagnóstico positivo. Em cena, os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli dão vida ao protagonista em diferentes momentos e interpretam outras pessoas importantes do enredo que transforma em dramaturgia situações reais no enfrentamento ao vírus.
Após a sessão, o público também poderá participar de um bate-papo com o elenco da montagem falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de saúde realizadas pela cidade.
A montagem conta com cenografia de Rodrigo Shalako, direção de movimento de Angela Spiazzi, iluminação cênica de Ricardo Vivian, operação de luz de João Fraga e Edu Kraemer, além da operação de som de Luiz Manoel e Manu Goulart.
A peça também passou por Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Viamão e Canoas, com projeto realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
“Estou muito feliz de terminar essa circulação na minha cidade natal e agradeço às pessoas e às instituições que acreditaram no projeto e nos apoiaram nas onze cidades por onde passamos. Conseguimos emocionar centenas de pessoas pelo Estado, levando informação e a nossa mensagem de prevenção e contra o preconceito“, finaliza Jaques.
SERVIÇO:
Espetáculo Sobrevida em Alvorada
Dia 11 de outubro, quarta-feira, às 20h
Salão de eventos da Faculdade Anhanguera (Rua Ary Dias Dihl, 69 – Passo do Feijó – Alvorada/RS)
Ingressos gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla.
Após a apresentação, haverá um debate entre o elenco da peça, falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade.
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA:
Direção e dramaturgia: Jaques Machado
Desenho de movimento: Angela Spiazzi
Elenco: Lincoln Camargo e Xandre Martinelli
Produção: Jaques Machado Produções Artísticas
Design de luz: Ricardo Vivian
Operação de luz: João Fraga e Edu Kraemer
Operação de som: Luiz Manoel e Manu Goulart
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Fotógrafo: Alessandro Quevedo
Identidade visual: Jaques Machado
O projeto SOBREVIDA está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação