Clarisse Grova e Cristóvão Bastos são os convidados da última edição de 2022 do projeto Obras Comentadas

Novos Traços, lançado em 1997, traz composições inéditas da parceria de Cristóvão com Aldir Blanc. Bate-papo acontece no dia 17, às 16h

No próximo sábado (17), o projeto online Obras Comentadas conversa com osmúsicos Clarisse Grova e Cristóvão Bastos sobre o álbum Novos Traços. Realizado em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho, o bate-papo corre às 16 horas, através da página do Youtube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES, no link https://www.youtube.com/user/feantrio.

Em 1997, Clarisse dedicou um disco inteirinho – “Novos Traços” – à parceria de Aldir Blanc e Cristovão Bastos. O convite para este trabalhou partiu do próprio Aldir e São quatorze músicas com arranjo e regência de Cistóvão e produção de Rildo Hora. Como escreveu o jornalista e escritor Ruy Castro, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, “Clarisse, em sua rica experiência na noite carioca, varou madrugadas abraçada às melhores canções, insistindo em cantar bem, dando sempre a nota certa e a interpretação exata. Só três otários, Clarisse, Cristóvão. Bastos e Aldir Blanc poriam tanta musicalidade, inteligência e poesia num único disco. E há um quarto otário: o produtor musical Rildo Hora.

A cantora e compositora carioca Clarisse Grova iniciou sua carreira artítica na década de 70, apresentando-se em bailes e corais. Cantou no Chicos’ Bar e no Cálice, acompanhada por Luizinho Eça, Edson Frederico, Osmar Milito, entre outros. Lançou dois compactos: Eu mereço, em 81, pela Copacabana Discos; e Clarisse, pela EMI-ODEON, em 83. O LP Clarisse, de 85, lançado pela EMI-ODEON, teve como arranjadores Tavito, Eduardo Souto Neto, Cesar Camargo Mariano, Flávio Venturini, entre outros. Escolhida por Abel Silva, apresentou a obra do compositor em shows no Rio e no interior do estado. Clarisse compôs com a dupla Cravo e ferradura, samba que abre o Cd. Em 2003, Clarisse e Felipe Radicetti lançaram o Cd Superlisa, um trabalho que alia MPB à música eletrônica. Além da carreira solo, em 2005, Clarisse passou a integrar o grupo vocal Nós Quatro, liderado por Celia Vaz.

Cristóvão Bastos é compositor, arranjador, pianista, acordeonista, produtor e diretor musical e professor. Parceiro de grandes nomes, como Chico Buarque – com quem compôs “Todo o sentimento” e “Tua cantiga” –, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola e Elton Medeiros. Cristovão criou e assinou arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, Nelson onçalves, Paulinho da Viola, Ângela Maria, Chico Buarque, entre outros. 

SERVIÇO
Obra Comentada – NOVOS TRAÇOS

Convidados: Clarisse Grova e Cristóvão Bastos
Quando: 17 de dezembro | Sábado | 16h
Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio
Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Olivier Lob e Arquivo Pessoal

Esse post foi publicado em Agenda, Centro Cultural 25 de Julho, Cultura, Música, Roberta Amaral e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.