Acordeonista Alejandro Brittes lança LESTE, álbum que transita entre chamamé e música barroca

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o trabalho já está disponível nas plataformas digitais e o disco físico poderá ser adquirido a partir de dezembro, diretamente com o artista. O trabalho acaba de ser premiado pelo Açorianos de Música 2022

O acordeonista, compositor, pesquisador e intérprete Alejandro Brittes acaba de lançar seu nono álbum. LESTE é um crossover entre o ritmo chamamé e a música antiga barroca – projeto inédito, o primeiro gravado neste estilo, em que o Chamamé dialoga com sua origem erudita. 

O trabalho é resultado de uma pesquisa antropológica e musical sobre o Chamamé feita por Brittes e lançado em livro em 2021, juntamente à historiadora e produtora cultural Magali de Rossi. O álbum retrata os primórdios do Chamamé e do paradigma cultural estabelecido a partir do encontro entre os guaranis e a música antiga barroca, introduzida nos 30 povos missioneiros pelos padres jesuítas no período colonial sul americano e que foram às bases iniciais que gestaram o ritmo.

LESTE aborda a formação musical chamamecera e acadêmica de Brittes, propondo uma nova linguagem estética ao ritmo, por meio dos arranjos do maestro barroco Fernando Cordella.



AÇORIANOS DE MÚSICA 2022

O trabalho acaba de ser premiado com o Açorianos 2022, com o melhor arranjo para a música “Vientos Del Este“. Alejandro Brittes foi premiado em cerimônia realizada no Teatro Renascença, dia 22 de novembro, em Porto Alegre, RS. O Disco (L)ESTE foi indicado em quatro categorias: melhor álbum instrumental, melhor compositor, melhor instrumentista com Giovani dos Santos, violista do álbum e melhor arranjo na categoria geral.

LESTE: Orquestração e instrumentistas

Composto por oito faixas, o álbum foi gravado ao vivo na Igreja La Salle em Canoas (RS), e busca representar a estética sonora de uma igreja missioneira.  Toda a ambiência possui o propósito de conectar a uma caverna onde o homem primitivo começou a fazer música.

A orquestração é composta por uma orquestra de câmara barroca, com instrumentos de época como cravo, oboé, viola da gamba, violoncelo, primeiro e segundo violino, além dos instrumentos musicais populares do Chamamé como violão de sete cordas, contrabaixo e acordeão e a incorporação de percussão.

Entre os músicos que participam do projeto, estão especialistas reconhecidos em seus naipes, como Diego Schuck Biasibetti, no violoncelo e viola da gamba; Javier Baldinder, no Oboé; e Giovani dos Santos e Marcio Cecconello, nos violinos, além de Fernando Cordella, ao cravo.

A orquestração popular chamamecera fica a cargo de André Ely, no Violão de sete cordas; Carlos Eduardo de Césaro, no Contrabaixo; Ricardo Arenhaldt, com a percussão; e Alejandro Brittes, no acordeón.

Além das composições autorais de Brittes, o álbum conta com duas sonatas barrocas compostas no século 17 pelo Padre Jesuíta Domenico Zipoli, e a última faixa, “Rio Acima”, criada pelo violonista André Ely. Nas músicas “Amanece”, “Gotas De Verano” e “Vientos Del Este”, Brittes compartilha a autoria com o acordeonista Odair Teixeira. Já “Caiboaté”, é compartilhada com André Ely, bem como o tema “El Viento Y Las Hojas”, que também tem autoria de Lucas da Rocha.

LANÇAMENTO

O disco já está disponível nas plataformas digitais. Também haverá disco físico, que poderá ser adquirido diretamente com o artista pelo site www.alejandrobrittes.com

 O concerto de lançamento está marcado para o dia 22 de dezembro, em Nova Prata (RS)

WEBDOC 

O trabalho acompanha, ainda, um Webdoc que foi lançado dia 20/11 no canal do YouTube do artista: https://www.youtube.com/@AlejandroBrittes

Trata-se de um registro audiovisual, em três episódios, fruto do processo criativo do disco, com depoimentos de todos os participantes do trabalho e making off da gravação. O roteiro revela os elementos musicológicos e históricos do Chamamé e sua relação intrínseca com a Música Barroca, tanto no aspecto da orquestração quanto dos arranjos.  

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, o trabalho é produzido por Magali de Rossi Produções e conta com patrocínio da Tintas Killing, Rio Grande Seguros e Previdência, Grupo Bugio e Auto Pratense.

ALEJANDRO BRITTES

Acordeonista, compositor, pesquisador e intérprete de música do litoral Argentino como nove discos gravados. Estudou música acadêmica na Escola Juan Pedro Esnaola, possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países como: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha e República Tcheca.

Venceu como melhor instrumentista o festival de Cosquin em 1996 com uma música autoral. Ganhou o prêmio Revelação da música Ramallo Porá e o prêmio Carlos Keen como melhor instrumentista e grupo musical e no mesmo ano, em 1996, venceu o Festival Nacional del Chamamé de Federal, Entre Ríos (AR).

Pesquisa as origens musicais do ritmo Chamamé, preocupando-se com a identidade do gênero, devido a isso, em 2021 publica o Livro bilíngue: “A origem do Chamamé” junto com a historiadora e produtora cultural Magali de Rossi sendo este um dos mais vendidos na Amazon Brasil na categoria artes daquele ano.

Realizou turnês com artistas como: Chango Spasiuk, Raúl Barboza, Os Fagundes, Elton Saldanha e Shows com nomes brasileiros como Luiza Possi. Como solista, tocou com a Orquestra Sinfônica de Mato Grosso do Sul e Orquestra de Câmara Versatellis.

Gravou com nomes argentinos como o grupo de  rock “Los Piojos” nos álbuns “Tercer Arco” e “Azul” nas músicas “Todo Pasa”, “Don’t Say Tomorrow”, “Vals Inicial” e “Y Qué Más” e com Luiza Calcumil, Raúl Barboza, Antonio Ríos, dentro outros;

Conceituado pelo Norte Americano Mark Brill, PHD em música da Universidade do Texas – EUA, no livro Music of Latin America and the Caribbean, como um dos três principais acordeonistas do gênero.

CONCERTO DE LANÇAMENTO 
ALEJANDRO BRITTES – ÁLBUM LESTE
DATA: 22 DE DEZEMBRO DE 2022
LOCAL: Igreja Matriz de Nova Prata/RS
HORÁRIO: 20h
INGRESSOS: Livre e gratuito

Contato: www.alejandrobrittes.com
Álbum: https://open.spotify.com

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Rocha

Capa:
Alejandro Brittes

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Música e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.