Acordeonista Alejandro Brittes lança LESTE, álbum que transita entre chamamé e música barroca

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o trabalho já está disponível nas plataformas digitais e o disco físico poderá ser adquirido a partir de dezembro, diretamente com o artista. O trabalho acaba de ser premiado pelo Açorianos de Música 2022

O acordeonista, compositor, pesquisador e intérprete Alejandro Brittes acaba de lançar seu nono álbum. LESTE é um crossover entre o ritmo chamamé e a música antiga barroca – projeto inédito, o primeiro gravado neste estilo, em que o Chamamé dialoga com sua origem erudita. 

O trabalho é resultado de uma pesquisa antropológica e musical sobre o Chamamé feita por Brittes e lançado em livro em 2021, juntamente à historiadora e produtora cultural Magali de Rossi. O álbum retrata os primórdios do Chamamé e do paradigma cultural estabelecido a partir do encontro entre os guaranis e a música antiga barroca, introduzida nos 30 povos missioneiros pelos padres jesuítas no período colonial sul americano e que foram às bases iniciais que gestaram o ritmo.

LESTE aborda a formação musical chamamecera e acadêmica de Brittes, propondo uma nova linguagem estética ao ritmo, por meio dos arranjos do maestro barroco Fernando Cordella.

PUBLICIDADE



AÇORIANOS DE MÚSICA 2022

O trabalho acaba de ser premiado com o Açorianos 2022, com o melhor arranjo para a música “Vientos Del Este“. Alejandro Brittes foi premiado em cerimônia realizada no Teatro Renascença, dia 22 de novembro, em Porto Alegre, RS. O Disco (L)ESTE foi indicado em quatro categorias: melhor álbum instrumental, melhor compositor, melhor instrumentista com Giovani dos Santos, violista do álbum e melhor arranjo na categoria geral.

LESTE: Orquestração e instrumentistas

PUBLICIDADE

Composto por oito faixas, o álbum foi gravado ao vivo na Igreja La Salle em Canoas (RS), e busca representar a estética sonora de uma igreja missioneira.  Toda a ambiência possui o propósito de conectar a uma caverna onde o homem primitivo começou a fazer música.

A orquestração é composta por uma orquestra de câmara barroca, com instrumentos de época como cravo, oboé, viola da gamba, violoncelo, primeiro e segundo violino, além dos instrumentos musicais populares do Chamamé como violão de sete cordas, contrabaixo e acordeão e a incorporação de percussão.

Entre os músicos que participam do projeto, estão especialistas reconhecidos em seus naipes, como Diego Schuck Biasibetti, no violoncelo e viola da gamba; Javier Baldinder, no Oboé; e Giovani dos Santos e Marcio Cecconello, nos violinos, além de Fernando Cordella, ao cravo.

PUBLICIDADE

A orquestração popular chamamecera fica a cargo de André Ely, no Violão de sete cordas; Carlos Eduardo de Césaro, no Contrabaixo; Ricardo Arenhaldt, com a percussão; e Alejandro Brittes, no acordeón.

Além das composições autorais de Brittes, o álbum conta com duas sonatas barrocas compostas no século 17 pelo Padre Jesuíta Domenico Zipoli, e a última faixa, “Rio Acima”, criada pelo violonista André Ely. Nas músicas “Amanece”, “Gotas De Verano” e “Vientos Del Este”, Brittes compartilha a autoria com o acordeonista Odair Teixeira. Já “Caiboaté”, é compartilhada com André Ely, bem como o tema “El Viento Y Las Hojas”, que também tem autoria de Lucas da Rocha.

LANÇAMENTO

PUBLICIDADE

O disco já está disponível nas plataformas digitais. Também haverá disco físico, que poderá ser adquirido diretamente com o artista pelo site www.alejandrobrittes.com

 O concerto de lançamento está marcado para o dia 22 de dezembro, em Nova Prata (RS)

WEBDOC 

PUBLICIDADE

O trabalho acompanha, ainda, um Webdoc que foi lançado dia 20/11 no canal do YouTube do artista: https://www.youtube.com/@AlejandroBrittes

Trata-se de um registro audiovisual, em três episódios, fruto do processo criativo do disco, com depoimentos de todos os participantes do trabalho e making off da gravação. O roteiro revela os elementos musicológicos e históricos do Chamamé e sua relação intrínseca com a Música Barroca, tanto no aspecto da orquestração quanto dos arranjos.  

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, o trabalho é produzido por Magali de Rossi Produções e conta com patrocínio da Tintas Killing, Rio Grande Seguros e Previdência, Grupo Bugio e Auto Pratense.

PUBLICIDADE

ALEJANDRO BRITTES

Acordeonista, compositor, pesquisador e intérprete de música do litoral Argentino como nove discos gravados. Estudou música acadêmica na Escola Juan Pedro Esnaola, possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países como: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha e República Tcheca.

Venceu como melhor instrumentista o festival de Cosquin em 1996 com uma música autoral. Ganhou o prêmio Revelação da música Ramallo Porá e o prêmio Carlos Keen como melhor instrumentista e grupo musical e no mesmo ano, em 1996, venceu o Festival Nacional del Chamamé de Federal, Entre Ríos (AR).

PUBLICIDADE

Pesquisa as origens musicais do ritmo Chamamé, preocupando-se com a identidade do gênero, devido a isso, em 2021 publica o Livro bilíngue: “A origem do Chamamé” junto com a historiadora e produtora cultural Magali de Rossi sendo este um dos mais vendidos na Amazon Brasil na categoria artes daquele ano.

Realizou turnês com artistas como: Chango Spasiuk, Raúl Barboza, Os Fagundes, Elton Saldanha e Shows com nomes brasileiros como Luiza Possi. Como solista, tocou com a Orquestra Sinfônica de Mato Grosso do Sul e Orquestra de Câmara Versatellis.

Gravou com nomes argentinos como o grupo de  rock “Los Piojos” nos álbuns “Tercer Arco” e “Azul” nas músicas “Todo Pasa”, “Don’t Say Tomorrow”, “Vals Inicial” e “Y Qué Más” e com Luiza Calcumil, Raúl Barboza, Antonio Ríos, dentro outros;

PUBLICIDADE

Conceituado pelo Norte Americano Mark Brill, PHD em música da Universidade do Texas – EUA, no livro Music of Latin America and the Caribbean, como um dos três principais acordeonistas do gênero.

CONCERTO DE LANÇAMENTO 
ALEJANDRO BRITTES – ÁLBUM LESTE
DATA: 22 DE DEZEMBRO DE 2022
LOCAL: Igreja Matriz de Nova Prata/RS
HORÁRIO: 20h
INGRESSOS: Livre e gratuito

Contato: www.alejandrobrittes.com
Álbum: https://open.spotify.com

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Rocha

Capa:
Alejandro Brittes

PUBLICIDADE