Após quase 20 anos sem nenhuma edição, Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre será retomada em dezembro

Com um hiato de duas décadas, a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa anuncia a retomada da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre

12ª edição acontece de 11 a 18 de dezembro, em diversos pontos da cidade. Serão realizados nove espetáculos em locais centrais e em bairros da periferia, duas oficinas e um debate com convidados de diversos estados do Brasil. A programação oficial será divulgada nos próximos dias.

Mostra de Teatro de Rua marcou presença nas atividades culturais da cidade, oportunizando uma ampla divulgação do trabalho de grupos que desenvolvem uma linguagem popular. Por outro lado, a população foi instigada a percorrer diversos locais e acompanhar uma programação extensa, principalmente as camadas sociais que não têm acesso à produção artística.

O Teatro de Rua de Porto Alegre foi um dos movimentos mais destacados do Brasil com uma produção estética de qualidade e como referência na atuação política e no fortalecimento de políticas públicas para o setor. A sua retomada revela o desejo do poder público e dos realizadores para que o evento volte ao calendário cultural da cidade”, conta Jessé Oliveiracoordenador de Artes Cênicas e um dos coordenadores da Mostra.

Integram também a coordenação os artistas Hamilton Leite (Oigalê – Cooperativa de Artistas) e Tânia Farias (Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz). A Comissão de Curadoria dos espetáculos e atividades é formada por JesséBreno KetzerMaira CoelhoMarcelo de Paula e Michele Rolim.

Em 1990, criamos o Movimento dos Grupos de Teatro de Rua de Porto Alegre, que culminou com a I Mostra de Teatro de Rua e várias apresentações descentralizadas, sendo um dos movimentos reconhecidos de arte pública presencial e de convívio, servindo de referência nacional para o teatro de rua. Passados 31 anos, retornamos para comemorar este feito”, comemora Hamilton.

A atuadora Tânia Farias diz: “Estou muito feliz com a retomada da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre. É uma oportunidade de estar em comunidade, ainda que efêmera, de gerar afetação, encontro, presença e convívio na sua mais democrática versão teatral”.

A 12ª Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre é fruto de um conjunto de emendas parlamentares propostas pelos vereadores Karen Santos, Leonel Radde, Matheus Gomes, Pedro Ruas, Daiana Santos e Roberto Robaina.

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Cisco Vasques

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Roberta Amaral, Teatro e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.