Percussionista e baterista Robertinho Silva se apresenta neste sábado no Espaço 373 neste sábado

Conhecido como “um dos formatadores da linguagem da bateria na música popular brasileira”, ao longo de 26 anos, Robertinho acompanhou Milton Nascimento e outros membros do Clube da Esquina em shows e gravações

O Espaço 373 recebe Robertinho Silva, ícone da percussão brasileira. No show “Tocando e Contando Histórias”, Robertinho convida Pedro Tagliani (guitarra), Nico Bueno (baixo) e Fernando Sessé (percussão) para uma grande jam session de encerramento.

Nascido no Rio de Janeiro há 81 anos, Robertinho fez a sua primeira gravação em 1964, acompanhando Cauby Peixoto. Em 1969, conheceu Milton Nascimento, com quem trabalhou por 26 anos, e Clube da Esquina. Ao longo de sua carreira tocou com Tom Jobim, Dori Caymmi, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, João Bosco, Toninho Horta, Gal Costa, Nana Caymmi, Chico Buarque, Herbie Hancok, Wayne Shoter, Sarah Vaughn, dentre outros. Com o grupo Imaginário, atuou com Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix, Fredera e Tavito na primeira formação. É responsável por um dos mais belos registros instrumentais de “Aquarela do Brasil”.

Não há controvérsias sobre a notoriedade de Robertinho Silva com um dos artistas brasileiros mais significativos das últimas décadas. Sua arte é tocar bateria e percussão. Autodidata descobriu a potencialidade da bateria ainda menino e teve influência dos principais bateristas do Samba Bossa Nova, como Edson Machado, Milton Banana e Dom Um Romão e dos bateristas de Jazz Estadunidenses, Art Blakey, Philly Joe Jones, Elvin Jones, Tony Willians e Max Roach.

PUBLICIDADE

Um importante passo dado na carreira foi a criação da “Orquestra de Percussão Robertinho Silva”, de capacitação social e profissional amplificados no Espaço Musical Robertinho Silva, em Laranjeiras (RJ), também voltado ao aprendizado de outros instrumentos. Em 2013 lançou seu livro “Se Minha Bateria Falasse”, onde conta a sua trajetória de vida e na música popular brasileira e do encontro com artistas nacionais e internacionais.

SERVIÇO
O que: Robertinho Silva – Tocando e Contando Histórias
Quando: 12 de novembro – Sábado
Ingressos: entre R$50 e R$100
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/robertinho-silva/1779669

Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – Bairro Floresta)
Informações: (51) 98142-3137 ou (51) 99890-2810

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Janine Rodrigues

PUBLICIDADE