Com um hiato de duas décadas, a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa anuncia a retomada da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre
A 12ª edição acontece de 11 a 18 de dezembro, em diversos pontos da cidade. Serão realizados nove espetáculos em locais centrais e em bairros da periferia, duas oficinas e um debate com convidados de diversos estados do Brasil. A programação oficial será divulgada nos próximos dias.
A Mostra de Teatro de Rua marcou presença nas atividades culturais da cidade, oportunizando uma ampla divulgação do trabalho de grupos que desenvolvem uma linguagem popular. Por outro lado, a população foi instigada a percorrer diversos locais e acompanhar uma programação extensa, principalmente as camadas sociais que não têm acesso à produção artística.
“O Teatro de Rua de Porto Alegre foi um dos movimentos mais destacados do Brasil com uma produção estética de qualidade e como referência na atuação política e no fortalecimento de políticas públicas para o setor. A sua retomada revela o desejo do poder público e dos realizadores para que o evento volte ao calendário cultural da cidade”, conta Jessé Oliveira, coordenador de Artes Cênicas e um dos coordenadores da Mostra.
Integram também a coordenação os artistas Hamilton Leite (Oigalê – Cooperativa de Artistas) e Tânia Farias (Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz). A Comissão de Curadoria dos espetáculos e atividades é formada por Jessé, Breno Ketzer, Maira Coelho, Marcelo de Paula e Michele Rolim.
“Em 1990, criamos o Movimento dos Grupos de Teatro de Rua de Porto Alegre, que culminou com a I Mostra de Teatro de Rua e várias apresentações descentralizadas, sendo um dos movimentos reconhecidos de arte pública presencial e de convívio, servindo de referência nacional para o teatro de rua. Passados 31 anos, retornamos para comemorar este feito”, comemora Hamilton.
A atuadora Tânia Farias diz: “Estou muito feliz com a retomada da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre. É uma oportunidade de estar em comunidade, ainda que efêmera, de gerar afetação, encontro, presença e convívio na sua mais democrática versão teatral”.
PUBLICIDADE
A 12ª Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre é fruto de um conjunto de emendas parlamentares propostas pelos vereadores Karen Santos, Leonel Radde, Matheus Gomes, Pedro Ruas, Daiana Santos e Roberto Robaina.
Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral
Fotos:
Cisco Vasques
PUBLICIDADE