Após quase 20 anos sem nenhuma edição, Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre será retomada em dezembro

Com um hiato de duas décadas, a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa anuncia a retomada da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre

12ª edição acontece de 11 a 18 de dezembro, em diversos pontos da cidade. Serão realizados nove espetáculos em locais centrais e em bairros da periferia, duas oficinas e um debate com convidados de diversos estados do Brasil. A programação oficial será divulgada nos próximos dias.

Mostra de Teatro de Rua marcou presença nas atividades culturais da cidade, oportunizando uma ampla divulgação do trabalho de grupos que desenvolvem uma linguagem popular. Por outro lado, a população foi instigada a percorrer diversos locais e acompanhar uma programação extensa, principalmente as camadas sociais que não têm acesso à produção artística.

O Teatro de Rua de Porto Alegre foi um dos movimentos mais destacados do Brasil com uma produção estética de qualidade e como referência na atuação política e no fortalecimento de políticas públicas para o setor. A sua retomada revela o desejo do poder público e dos realizadores para que o evento volte ao calendário cultural da cidade”, conta Jessé Oliveiracoordenador de Artes Cênicas e um dos coordenadores da Mostra.

PUBLICIDADE

Integram também a coordenação os artistas Hamilton Leite (Oigalê – Cooperativa de Artistas) e Tânia Farias (Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz). A Comissão de Curadoria dos espetáculos e atividades é formada por JesséBreno KetzerMaira CoelhoMarcelo de Paula e Michele Rolim.

Em 1990, criamos o Movimento dos Grupos de Teatro de Rua de Porto Alegre, que culminou com a I Mostra de Teatro de Rua e várias apresentações descentralizadas, sendo um dos movimentos reconhecidos de arte pública presencial e de convívio, servindo de referência nacional para o teatro de rua. Passados 31 anos, retornamos para comemorar este feito”, comemora Hamilton.

A atuadora Tânia Farias diz: “Estou muito feliz com a retomada da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre. É uma oportunidade de estar em comunidade, ainda que efêmera, de gerar afetação, encontro, presença e convívio na sua mais democrática versão teatral”.

PUBLICIDADE

A 12ª Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre é fruto de um conjunto de emendas parlamentares propostas pelos vereadores Karen Santos, Leonel Radde, Matheus Gomes, Pedro Ruas, Daiana Santos e Roberto Robaina.

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Cisco Vasques

PUBLICIDADE