Musical circense Barnum – O Rei do Show chega a Porto Alegre

O espetáculo estreou na Broadway, há quatro décadas, com Jim Dale e Glenn Close. A versão brasileira tem no elenco 18 artistas, entre eles do Cirque du Soleil e a gaúcha Valeria Barcellos. Barnum acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no Teatro do Sesi

Nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), o Teatro do Sesi recebe a turnê nacional Barnum – O Rei do Show, um dos mais cultuados musicais da história, que estreou na Broadway, nos anos 1980, e recebeu uma dezena de prêmios Tony e até versão para o cinema. As sessões ocorrem sábado, às 20h30, e domingo, às 19h. 

Para a versão brasileira – assinada por Claudio Botelho tem direção de Gustavo Barchilon, coreografia e direção de movimento de Alonso Barros e direção musical de Thiago Gimenes – foram escalados Guilherme Logullo para o papel-título e Kiara Sasso na pele da poderosa Charity. Outros destaques são as atrizes Renata Ricci, dando vida à antagonista Jenny Lind, e a gaúcha Valéria Barcellos, no papel da mítica Joice Heth, além de artistas do Cirque du Soleil.

O elenco estelar dará vida a uma história real que ganhou, no decorrer de sua história, fãs, lendas e muita especulação. O enredo ainda levanta debates importantes que ajudam a contar e a refletir sobre a humanidade, a igualdade e a inclusão. 

O musical baseado na vida do showman e empresário do ramo do entretenimento Phineas Taylor Barnum, cujo mais famoso empreendimento foi um museu itinerante, que era uma mistura de circo, zoológico e personagens freaks, com destaque, por exemplo, para uma mulher de 160 anos. 

Um comitê diverso foi montado para que a versão brasileira fizesse plena alusão aos dias atuais – a história do personagem principal fala de um mundo de outrora, mas com questões ainda pertinentes ao planeta atual. “A diversidade é o ponto central nesta versão contemporânea. Se em sua época ele poderia gerar controvérsias, é sabido que, amado ou odiado, verdadeiro ou mentiroso, Barnum levantou discussões calorosas”, afirma Barchilon. Afinal, o que é diferente? E por que não incluir e aceitar as diferenças?

Para além do pensar, Barnum – O Rei do Show é sobre se emocionar. Kiara Sasso dá vida à sua esposa, a poderosa Charity, mulher que fez os sonhos do marido possíveis e que confirma a velha máxima de que junto de um grande homem sempre existe uma grande mulher. Este o verdadeiro coração da história. 

Renata Ricci interpreta Jenny Lind, a contratada para uma turnê, que também é alvo de toda a atenção de Barnum – para o lamento de Charity. Já entre a trupe do circo, o destaque é a gaúcha Valéria Barcellos, uma mulher trans que encarna uma das atrações mais populares de Barnum: Joice Heth, conhecida em sua época como “a mulher mais velha do mundo”.

O musical circense promete repetir o sucesso de sua estreia na Broadway, há quatro décadas, com Jim Dale e Glenn Close, e que conquistou dez indicações ao Prêmio Tony (o Oscar do teatro americano). Entre outras versões, Barnum inspirou a edição cinematográfica, em 2017, com Hugh Jackman em seu elenco. 

A versão brasileira é financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio master da Porto Seguro.

EQUIPE CRIATIVA

Claudio Botelho (versão brasileira) – São dele as versões de musicais, como Les Misérables, O Fantasma da Ópera, My Fair Lady, Miss Saigon, West Side Story, Família Addams, A Bela e a Fera, Cinderella, o Musical e Chicago. É vencedor de diversos prêmios, entre eles Mambembe, APTR, Shell, Bibi Ferreira, APCA e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, do MinC.

Gustavo Barchilon (direção artística) – Integrante da equipe artística da Magic Mike no West End (Londres), tem passagens nas equipes de Möeller e Botelho, bem como o espetáculo Amaluna, do Cirque de Soleil.

Alonso Barros (coreografia/dir. de movimento) – No Brasil, foi coreógrafo de importantes musicais, como Despertar da Primavera, Pippin, Peter Pan, A Noviça Rebelde, Cinderella e Chaplin, e recebeu três troféus como Melhor Coreografia pelo prêmio Bibi Ferreira. Na Itália e Alemanha, foi o responsável pela coreografia de West Side Story. Em Viena, recebeu prêmio pelo musical The Last Five Years

FICHA TÉCNICA
Versão brasileira: Cláudio Botelho
Direção-geral: Gustavo Barchilon
Direção de produção: Thiago Hofman
Direção musical: Thiago Gimenes
Coreografia/ direção de movimento: Alonso Barros
Figurino: Fábio Namatame
Cenógrafo: Rogério Falcão
Iluminador: Maneco Quinderé
Design de som: Tocko Michelazzo
Visagismo: Dhiego Durso
Perucaria: Feliciano San Roman
Diretora residente: Vanessa Costa
Assistente de coreografia: Cecília Simões 
Tradução: Cláudia Costa
Adaptação: Gustavo Barchilon

SERVIÇO
Barnum – O Rei do Show
Quando:
5 e 6 de novembro | Sábado e Domingo
Horário: Sábado, às 20h30, e domingo, às 19h
Onde: Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8787)
Ingressos
Plateia baixa:
R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia-entrada)
Plateia alta: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada)
Mezanino: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)
Preço popular: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)
Desconto patrocinados: 30%
Ingressos antecipados: https://bileto.sympla.com.br
Vendas na bilheteria do teatro: 3 horas antes do início de cada sessão

Duração: 100 minutos

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Van Brígido

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Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.