Francisco, el Hombre celebra a esperança de um novo amanhã por meio de uma nova versão da canção “Apesar de Você”

Os versos abaixo ecoam na voz de Chico Buarque, e tantos outros artistas, há mais de 50 anos. Composta em 1970, “Apesar de Você” carrega a potência que driblou a Ditadura Militar no Brasil, e que, mesmo agora, se faz tão atual

“Apesar de você / Amanhã há de ser / Outro dia / Eu pergunto a você / Onde vai se esconder / Da enorme euforia”

Como um ato de celebração e esperança pelos novos tempos pós-eleições, a Francisco, el Hombre apresenta uma releitura da canção. O lançamento chega às plataformas de streaming no dia 25 de outubro e integra um EP com outras duas versões inéditas da faixa — uma a capella e outra instrumental.

É para dar um gás nessa reta final, falando desse amanhã que a gente já vê ali brilhando. Queremos que seja uma celebração e também um tributo a todos aqueles que não chegaram até aqui, mas que nos dão força para conseguir virar essa página da história”, reflete Mateo Piracés-Ugarte, que forma o conjunto ao lado de LAZÚLI, Helena Papini, Sebastianismos e Andrei Kozyreff.

Compreendendo a força que a canção carrega, a Francisco, el Hombre optou por uma ideia um pouco ortodoxa para o mercado musical. Criar outras duas versões bases para que o público possa entregar novas perspectivas sobre aquela obra, seja em formato de remix ou com novos vocais, assim, eles também disponibilizam a faixa a capella e instrumental como um convite para colaboração. “‘Apesar de Você’ tem um significado tão importante, especialmente agora, que a gente queria que ela fosse ao máximo reproduzida”, conta o vocalista.

O produtor Felipe Vassão foi o responsável por traduzir a versão original para a linguagem da Francisco, el Hombre e fez isso de uma forma bastante única. “Ele conseguiu esculpir o nosso arranjo de uma maneira minimalista, mas tendo o necessário para a música ter a cara da banda. No final, ela reflete a gente ao vivo: é brincalhona e feliz”, comenta Mateo.

Esta é a segunda regravação que o grupo faz de uma obra de Chico Buarque. A primeira foi “Roda Viva”, que integra a trilha-sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory), documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff.

Essa releitura, inclusive, já traz uma citação a “Apesar de Você“, o que criou um elo ainda mais forte com as duas obras e culminou no atual lançamento. “Essa reta final todo mundo tem que olhar para o trabalho de resiliência e resistência que rolou nos últimos anos para que agora pudéssemos virar a página. O amanhã está quase lá”, finaliza Mateo.



Ficha Técnica:
Autor:
Chico Buarque
Editora: Marola Edições Musicais
Produção Geral: Difusa Fronteira
Manager: Felipe França Gonzalez
Produção: Felipe Vassão
Gravado no BTG Studio por Zeca Leme e Brolo Gonzalez
Mixagem: Zeca Leme
Master: Mauricio Gargel
Arranjos: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Mateo Piracés Ugarte.
Voz: Juliana Strassacapa e Mateo Piracés Ugarte
Coros: Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte, Mateo Piracés Ugarte, Helena Papini e Andrei Kozyreff
Baixo: Helena Papini
Percussão: Juliana Strassacapa
Guitarra: Andrei Martinez Kozyreff
Bateria: Sebastian Piracés Ugarte
Violão: Mateo Piracés Ugarte

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Francisco El Hombre, Música, Trovoa Comunicação e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.