Francisco, el Hombre celebra a esperança de um novo amanhã por meio de uma nova versão da canção “Apesar de Você”

Os versos abaixo ecoam na voz de Chico Buarque, e tantos outros artistas, há mais de 50 anos. Composta em 1970, “Apesar de Você” carrega a potência que driblou a Ditadura Militar no Brasil, e que, mesmo agora, se faz tão atual

“Apesar de você / Amanhã há de ser / Outro dia / Eu pergunto a você / Onde vai se esconder / Da enorme euforia”

Como um ato de celebração e esperança pelos novos tempos pós-eleições, a Francisco, el Hombre apresenta uma releitura da canção. O lançamento chega às plataformas de streaming no dia 25 de outubro e integra um EP com outras duas versões inéditas da faixa — uma a capella e outra instrumental.

É para dar um gás nessa reta final, falando desse amanhã que a gente já vê ali brilhando. Queremos que seja uma celebração e também um tributo a todos aqueles que não chegaram até aqui, mas que nos dão força para conseguir virar essa página da história”, reflete Mateo Piracés-Ugarte, que forma o conjunto ao lado de LAZÚLI, Helena Papini, Sebastianismos e Andrei Kozyreff.

PUBLICIDADE

Compreendendo a força que a canção carrega, a Francisco, el Hombre optou por uma ideia um pouco ortodoxa para o mercado musical. Criar outras duas versões bases para que o público possa entregar novas perspectivas sobre aquela obra, seja em formato de remix ou com novos vocais, assim, eles também disponibilizam a faixa a capella e instrumental como um convite para colaboração. “‘Apesar de Você’ tem um significado tão importante, especialmente agora, que a gente queria que ela fosse ao máximo reproduzida”, conta o vocalista.

O produtor Felipe Vassão foi o responsável por traduzir a versão original para a linguagem da Francisco, el Hombre e fez isso de uma forma bastante única. “Ele conseguiu esculpir o nosso arranjo de uma maneira minimalista, mas tendo o necessário para a música ter a cara da banda. No final, ela reflete a gente ao vivo: é brincalhona e feliz”, comenta Mateo.

Esta é a segunda regravação que o grupo faz de uma obra de Chico Buarque. A primeira foi “Roda Viva”, que integra a trilha-sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory), documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff.

PUBLICIDADE

Essa releitura, inclusive, já traz uma citação a “Apesar de Você“, o que criou um elo ainda mais forte com as duas obras e culminou no atual lançamento. “Essa reta final todo mundo tem que olhar para o trabalho de resiliência e resistência que rolou nos últimos anos para que agora pudéssemos virar a página. O amanhã está quase lá”, finaliza Mateo.



Ficha Técnica:
Autor:
Chico Buarque
Editora: Marola Edições Musicais
Produção Geral: Difusa Fronteira
Manager: Felipe França Gonzalez
Produção: Felipe Vassão
Gravado no BTG Studio por Zeca Leme e Brolo Gonzalez
Mixagem: Zeca Leme
Master: Mauricio Gargel
Arranjos: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Mateo Piracés Ugarte.
Voz: Juliana Strassacapa e Mateo Piracés Ugarte
Coros: Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte, Mateo Piracés Ugarte, Helena Papini e Andrei Kozyreff
Baixo: Helena Papini
Percussão: Juliana Strassacapa
Guitarra: Andrei Martinez Kozyreff
Bateria: Sebastian Piracés Ugarte
Violão: Mateo Piracés Ugarte

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

PUBLICIDADE