Território, importante eixo do projeto Arte Pública, do Ói Nóis Aqui Traveiz, se inicia com oficinas e atividades em outubro

O primeiro território visitado será o Afro-Sul Odomode, dias 13 e 14. Já nos dias 22 e 23, o grupo estará no Amó – lugar de bem viver, em Maquiné

O projeto Arte Pública, do grupo teatral Ói Nóis Aqui Traveiz, inicia as ações de um dos seus eixos mais importantes, o Território. Trata-se de residências artísticas onde o grupo visita outro território cultural do estado, com propostas de intercâmbio, troca de saberes e, ao final, roda de conversas e apresentações. Nos dias 13 e 14 de outubro é o Afro-Sul Odomode que recebe a oficina teatral com a proposta de iniciação ao teatro a partir de jogos dramáticos, expressão corporal e improvisações. No dia 14, às 19h30min, haverá ainda a apresentação de Manifesto de uma mulher de Teatro.

O Afro-Sul Odomode, criado em 1974, é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e valorização da cultura negra e do direito à livre expressão, além de ser uma escola de formação artística e desenvolvimento da autoestima e divulgação da cultura afro-brasileira, promovendo um trabalho social com base nas raízes negras. Espaço tradicional de cultura afro-brasileira do Rio Grande do Sul, acolhe e difunde a arte dos tambores, a dança, o maracatu, as manifestações populares e boa parte da cultura Porto-alegrense, que converge para lá em rodas de samba, shows musicais, apresentações e oficinas de música e dança.

No dia 23 de outubro acontece a segunda oficina, excepcionalmente com seis horas de duração. Será realizada na Amó – Lugar de bem viver, em Maquiné. Os interessados podem se inscrever por meio do telefone de Pascal Berten (no serviço abaixo). Lá, além da oficina e da roda de conversa, haverá a apresentação da Desmontagem: Evocando os Mortos, no dia anterior, 22 de outubro, às 19h. O AMÓ é um espaço cultural de arte e sustentabilidade, situado entre as margens do Rio Maquiné e a Reserva Biológica da Serra Geral. O espaço se propõe a investir em pesquisa e criação artística, produção de eventos culturais, assim como a promoção de cultura agroecológica e economia solidária e foi criado pela fotógrafa Mirella Rabaioli, o performer e produtor cultural Pascal Berten e sua filha Lena, agora acompanhada de seu irmãozinho mais novo.

PUBLICIDADE

As residências artísticas da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz nos territórios culturais Afro-Sul Odomode e Amó – Lugar de bem viver tem realização da FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, com recursos da emenda da deputada federal Fernanda Melchionna.

ARTE PÚBLICA /TERRITÓRIO
*Imersões de teatro com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

No Afro-Sul Odomode
13 e 14 de outubro, às 19h e 14h, respectivamente – oficinas de teatro
14 de outubro, 19h30 – apresentação “Manifesto de uma mulher de Teatro”
Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga, 3850
Inscrições: [email protected]

PUBLICIDADE

No AMÓ – Lugar de bem viver
23 de outubro, das 9h às 16h – oficina de teatro
22 de outubro, às 19h – apresentação “Desmontagem – Evocando os Mortos”

AMÓ – Lugar de Bem Viver, Linha Cachoeira, 2100 – Maquiné, RS
Inscrições: com Pascal pelo telefone 051 995021737

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Pedro Isaias Lucas e Vivian Gradela

PUBLICIDADE