Canção e Poesia – Encontros reúne as vozes de Maíra Baumgarten, Cado Selbach e Luís Valério em show no Meme Estação Cultural, dia 27 de outubro

O novo projeto do Clube da MPB exalta a poesia nas letras das canções e traz as participações das poetas Manoela Dipp e Maria Alice Bragança na primeira edição

Sempre com o olhar voltado para o momento em que vivemos, o contexto político e social e o mundo ao redor, Maíra Baumgarten propõe um novo projeto para a cidade, desta vez trazendo em sua essência a poesia. Canção e Poesia – Encontros, terá sua primeira edição dia 27 de outubro no Meme Estação Cultural, reunindo as vozes de Cado Selbah, Luís Valério e a sua própria em um show intimista e sensível, onde cada artista escolheu seu repertório, mas que traz uma costura em comum e onde um interfere na canção do outro. A primeira edição terá as participações das poetas Maria Alice Bragança e Manoela Dip.

No repertório estão clássicos do samba canção, como Último Desejo, de Noel Rosa e Ave Maria no Morro, de Herivelto Martins, ao lado de canções como Retrato em Branco e Preto, de Chico Buarque, Argonautas e Genipapo Absoluto, de Caetano Veloso, Noite Severina, de Lula Queiroga, Rima rica, frase feita, de Nei Lisboa, Mei Mei, de Patrícia Bastos, entre tantas outras poéticas composições da nossa MPB. “Canção e poesia é música e palavra, ritmo e emoção. É o lirismo e a poesia das canções no reencontro desses três amigos cantores, com o acompanhamento luxuoso de Alexandre Rodrigues ao violão e Guilherme Fejão na percuteria”, afirma Maíra, diretora artística deste projeto e do Clube da MPB.

Maíra Baumgarten é socióloga, escritora, compositora, cantora e curadora do Clube da MPB, um projeto de valorização da música brasileira criado em 2010 com foco na preservação da memória, formação de público e novos espaços para a música e a arte.  Além de homenagens a grandes artistas da música brasileira, o Clube produz encontros com outros importantes grupos e projetos da cidade, como o Clube de Jazz e a Oficina de Choro e Samba.  Em 2015 a cantora lançou seu primeiro álbum, Coração Tropical, com direção musical de Orestes Dornelles e, em 2021, lançou Rodatempo, dirigido por Mathias Pinto. Atuante na vida artística de Porto Alegre, Maíra participa da Oficina de Choro do Instituto Ling, promove as atividades do Clube da MPB e do Sarau Canto de Bar e escreve para o Nós e Outras, site de música, arte e literatura que mantem com suas irmãs Malu e Bebê Baumgarten.

PUBLICIDADE

Ricardo Bazán Selbach, é apaixonado por música desde a infância, sempre muito atento às letras das canções. Alguém que entende o canto como o mais alto grau de exposição possível e o diálogo mais profundo com a ideia de alma e a perspectiva do sagrado. Um eterno aprendiz da poesia contida no exercício de interpretação das canções que lhe arrebataram desde criança e os sons que veem chegando aos seus ouvidos. É psicólogo e casado com o cantor Luís Valério, que o inspira na busca de sua própria voz.

Luís Valério é cantor e compositor e dedica-se ao canto desde os 19 anos, passando a apresentar-se a partir de 2005. Realizou tributos a grandes compositores e shows com conceitos diversos, incluindo samba, MPB e outras vertentes. No momento é vocalista da banda Dolores e faz parte dos projetos Conversas em baixo e voz e, agora, do novo projeto Canção e Poesia – Encontros. Sobrevivente e combatente da LGBTFOBIA seu trabalho de artista mantém um diálogo permanente com pautas de ativismo LGBTQIA+, sendo parte fundamental de sua expressão artística.

Canção e Poesia – Encontros
Com Maíra Baumgarten, Cado Selbah e Luís Valério / Alexandre Rodrigues e Guilherme Fejão
Participações de Maria Alice Bragança e Manoela Dip
Dia 27 de outubro, às 20h
Meme Estação Cultural – Rua Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa

PUBLICIDADE

Ingressos à venda na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br
R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada – descontos previstos na lei)

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Luís Valério

PUBLICIDADE