Tom Zé se apresenta no Teatro do Bourbon Country com o show Língua Brasileira

Disco e show comemoram episódios históricos, acompanhados de suas lendas, que deram forma e caráter à língua que falamos no Brasil. O show ocorre dentro da Mostra Internacional de Arte Contemporânea que ocorren entre os dias 13 e 16 de outubro

O diretor Felipe Hirsch planejou com o Sesc São Paulo e com a ajuda dos pesquisadores Caetano Galindo, Yeda Pessoa de Castro, Eduardo Navarro e Viveiros de Castro, montou o roteiro e pediu a Tom Zé o que se apresenta na obra. As 11 canções, 10 delas inéditas, compõem poeticamente influências que vieram de várias línguas africanas do grupo bantu. Falam da criação do mundo na visão do candomblé, como A LÍNGUA PROVA QUE. Em GÊNESIS GUARANI apresentam-se tradições originarias do índio brasileiro.

Não é a primeira vez que Tom Zé compõe um álbum temático, inspirado por uma provocação conceitual e explorando a mina de um mesmo assunto. Estudando o samba (1976), por exemplo, é uma desconstrução amorosa do nosso maior gênero musical. Tropicália lixo lógico (2012) é um álbum ensaístico sobre o movimento polêmico dos anos 1960. Tudo, sempre, com aquela sua verve inconfundível que resiste a qualquer tipo de engessamento. Pois ideias e sonoridades entram numa fricção vivaz de ritmos, células polifônicas, interjeições aliciantes e onomatopeias, levadas no embalo dos motes, dos riffs e dos refrães. Há um fascínio irresistível no fato de que as ideias mais sérias, manejadas por ele, são também brinquedos reveladores e jogos de armar.

No caso de Língua brasileira, a sequência de canções girando em torno de um mesmo assunto ganha embocadura e amplitude inéditas. É que se trata, além de tudo, de um projeto grupal, em parceria com Felipe Hirsch e o coletivo Ultralíricos, associados a um conjunto respeitável de estudiosos das línguas, voltados todos para o espetáculo teatral que fez temporada marcante no Sesc Consolação, em janeiro-março de 2022, e no qual se incluíam as canções desse novo disco.

PUBLICIDADE

MIACMostra Internacional de Arte Contemporânea

A arte é uma das manifestações que mais alianças e relações consegue estabelecer. Seu caráter sensível e imersivo propõe uma série de discussões com outros segmentos. E é exatamente com o intuito de olhar e valorizar artistas e suas criações que a MIAC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea pretende romper barreiras entre as linguagens, mesclando artes visuais com dramaturgia, dança, performance, música e audiovisual. A Mostra é um evento inédito, que terá edição de lançamento, de 13 a 16 de outubro, em Porto Alegre (RS). Acesse a programação aqui.

MIAC é apresentada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Tem patrocínio do Grupo ZaffariPMI Foods e Angus Las PiedrasCanard Produções é a agente Cultural. Financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE


SERVIÇO
O que: Tom Zé – Língua Brasileira
Quando: 13 de Outubro de 2022 às 21:00
Onde: Teatro Bourbon Country – Porto Alegre/RS
Ingressos: Ingressos a partir de R$ 35,00 em até 12x
Mais informações: https://uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/tom-ze-lingua-brasileira-10711

Duração: 90 minutos.
Classificação: 14 anos. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

PUBLICIDADE