Encontro de percussionistas abre a programação do Mistura Fina no mês de outubro

Fernando do Ó e Giovanni Berti se apresentam no dia 06 de outubro fazendo da sensibilidade e da criatividade os principais elementos dessa performance percussiva

Fragmentos do Tempo” dá nome ao show que reúne dois grandes nomes da percussão: Fernando do Ó e Giovanni Berti. A dupla se apresenta no próximo dia 06 de outubroquinta-feira, às 18h30min, dentro da programação do projeto Mistura Fina, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Sensibilidade e criatividade são os principais elementos dessa performance percussiva, misturando-se com vocalise e a sonoridade de exóticos objetos com os mais variados timbres! Um pequeno arsenal percussivo e harmônico deixará o espectador encantado no desenrolar do espetáculo!

SOBRE OS CONVIDADOS:

Fernando do Ó Neto ou Fernando do Ó (Santa Maria, 3 de maio de 1941) possui uma trajetória reconhecida nacionalmente. Ao longo de sua trajetória, tocou com grandes nomes, entre os quais Tito Puente, Ivan Lins, Al di Meola, Egberto Gismonti, Djalma Corrêa e Roberto Carlos, entre outros. Em 1993, conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista de Percussão, já tendo sido diversas vezes indicado à distinção.

Giovanni Berti é referência na percussão por se inspirar em muitas vertentes.  Músico percussionista há 42 anos, começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. Participou dos regionais de chorinho Vibrações e Theatro São Pedro, acompanhando nomes do choro ao samba, como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca, Jamelão. Ivan Lins, Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Integrante do Geraldo Flach Quarteto, também fez parte no quarteto do acordeonista Luís Carlos Borges, tendo tocado ao lado de Dominguinhos, Sivuca, Tarrago Ross, Raulito Barbosa entre outros. Também tem feito trabalhos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTHSP), Ulbra, Unisinos e gravações de trilhas para teatro e audiovisuais.

Já ganhou prêmio de melhor instrumentista em vários festivais, entre eles o Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, o Festival Canto da Lagoa 2006, de Encantado, e no Festival de Chorinho de Porto Alegre. Foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música como melhor instrumentista MPB em 1994, 1996, 1997 e 2016.

SOBRE O PROJETO MISTURA FINA

Depois de passar um período sendo realizado em formato virtual – de abril de 2020 a agosto de 2021 – o projeto Mistura Fina está de volta, agora, de forma presencial, no Foyer do Theatro São Pedro, apresentando a diversidade da produção musical brasileira.  “Resistimos e, graças a Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), chegamos em 2022 com a quarta edição do projeto, garantindo o encontro entre a arte e o público, motor principal do Mistura Fina”, afirma Letícia Vieira, produtora do projeto.

O projeto, este ano, conta com 30 apresentações, com uma linha curatorial ainda mais diversa, trazendo Arthur de Faria e Nanni Rios à frente da curadoria. Somando, uma forte parceira do projeto, a OVNI Acessibilidade Universal, que presta serviço desde a primeira edição e estará junto, com audiodescrição em todos os dias do evento.

Com produção e realização da Primeira Fila Produções e correalização do Theatro São Pedro, apoio da OVNI Acessibilidade Universal, assessoria de imprensa da Silvia Abreu e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), o Mistura Fina exibe a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário local e estadual do País. Iniciado em 2018, o projeto abrigou grandes expressões da música, em shows temperados com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. 

Na presente edição do Mistura Fina, já se apresentaram Alma Lusitana e Jairo Klein (30/06), Andrea Cavalheiro e Michel Dorfman (07/07), Bebeto Alves (14/07), Dessa Ferreira (21/07), Gelson Oliveira (28/07), Dudu Sperb (04/08), Duo Vozes de Dandara (11/08), Nelson Coelho de Castro (18), Bel Medula (25/08), Glau Barros (01/09), Pedro Longes (08/09), Loma Pereira (15/09), Zé Adão Barbosa (22/09), Zé Caradípia (29/09), Fernando do Ó e Giovanni Berti (06/10). A próxima atração é Nina Fola (13/10).

SERVIÇO
FERNANDO DO Ó e GIOVANNI BERTI, dentro da programação do projeto MISTURA FINA 
Dia 06 de outubro de 2022, quinta-feira, às 18h30min 
Foyer do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°), Porto Alegre-RS
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Mario Carvalho

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Mistura Fina, Música, Silvia Abreu e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.