Projeto Mulheres Míticas analisa as histórias de Hera, Medeia, Jocasta e Simone de Beauvoir no Instituto Ling

A partir da trajetória dessas quatro personagens, os professores e psicanalistas Keylla Jung e Rafael Werner refletem sobre a construção social da mulher e o seu papel na sociedade

Projeto para pensar o poder revolucionário do feminino na concepção de um mundo melhor, o Mulheres Míticas volta à programação do Instituto Ling com um minicurso nos dias 11 e 18 de agostoquintas-feiras, às 19h. Nos dois encontros,  os psicanalistas Keylla Jung e Rafael Werner refletem sobre a construção social da mulher e o seu papel na sociedade a partir de uma percepção crítico-reflexiva das trajetórias de HeraMedeia Jocasta, três personagens que tiveram suas trajetórias narradas na mitologia grega, mas que, apesar de sua grande representatividade, acabaram sendo colocadas em um lugar de segunda posição, como coadjuvantes na construção de histórias importantes para a nossa civilização. Para completar a atividade, os professores ainda trazem textos da escritora, filósofa e ativista política Simone de Beauvoir que refletem sobre o tema. As matrículas custam R$ 220 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural. 

O curso Mulheres Míticas ainda inclui outros dois minicursos até o fim deste ano para debater temas do universo feminino a partir de outras personagens reais e fictícias. Nos dias 22 e 29 de setembro, o tema será insurreições femininas, traçando paralelos entre as trajetórias de Camille ClaudelMulanSherazade e Angela Davis. Já nos dias 10 e 17 de novembro, o assunto será a força do sensual, em aulas sobre AfroditeSafoDiotima e Lou Salomé. As inscrições para as demais edições também podem ser feitas no site e na recepção do Instituto Ling.

SOBRE OS PROFESSORES
Keylla Jung é especialista em psicoterapia psicanalítica e supervisão clínica. Também possui graduação em Filosofia. Rafael Werner possui doutorado em Filosofia, nas áreas de concentração em ética e antropologia. É coordenador do Centro de Estudos em Filosofia e Humanidades (CEFIH) e da Associação Livre Psi (ALPSI). É membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Ambos trabalham com atendimento clínico, em seus consultórios privados.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL 
Curso Mulheres Míticas | O Lugar do Feminino
Discussões sobre Hera, Medeia, Jocasta e Simone de Beauvoir
Com os professores e psicanalistas Keylla Jung e Rafael Werner
Dias 11 e 18 de agosto, quintas-feira, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições
R$ 220,00

PONTOS DE VENDA
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.