Projeto Mulheres Míticas analisa as histórias de Hera, Medeia, Jocasta e Simone de Beauvoir no Instituto Ling

011265-000 AUF ARTE AM 10/03/99 UM 23.15 UHR SIMONE DE BEAUVOIR NDR Foto nur s/w Simone de Beauvoir, mit vollem Namen Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir wurde am 9. Januar 1908 in eine streng katholische Familie hineingeboren. Nicht lag der "Tochter aus gutem Hause" (so der Titel ihrer Autobiographie) ferner als das bürgerliche Milieu, aus dem sie stammte.

A partir da trajetória dessas quatro personagens, os professores e psicanalistas Keylla Jung e Rafael Werner refletem sobre a construção social da mulher e o seu papel na sociedade

Projeto para pensar o poder revolucionário do feminino na concepção de um mundo melhor, o Mulheres Míticas volta à programação do Instituto Ling com um minicurso nos dias 11 e 18 de agostoquintas-feiras, às 19h. Nos dois encontros,  os psicanalistas Keylla Jung e Rafael Werner refletem sobre a construção social da mulher e o seu papel na sociedade a partir de uma percepção crítico-reflexiva das trajetórias de HeraMedeia Jocasta, três personagens que tiveram suas trajetórias narradas na mitologia grega, mas que, apesar de sua grande representatividade, acabaram sendo colocadas em um lugar de segunda posição, como coadjuvantes na construção de histórias importantes para a nossa civilização. Para completar a atividade, os professores ainda trazem textos da escritora, filósofa e ativista política Simone de Beauvoir que refletem sobre o tema. As matrículas custam R$ 220 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural. 

O curso Mulheres Míticas ainda inclui outros dois minicursos até o fim deste ano para debater temas do universo feminino a partir de outras personagens reais e fictícias. Nos dias 22 e 29 de setembro, o tema será insurreições femininas, traçando paralelos entre as trajetórias de Camille ClaudelMulanSherazade e Angela Davis. Já nos dias 10 e 17 de novembro, o assunto será a força do sensual, em aulas sobre AfroditeSafoDiotima e Lou Salomé. As inscrições para as demais edições também podem ser feitas no site e na recepção do Instituto Ling.

SOBRE OS PROFESSORES
Keylla Jung é especialista em psicoterapia psicanalítica e supervisão clínica. Também possui graduação em Filosofia. Rafael Werner possui doutorado em Filosofia, nas áreas de concentração em ética e antropologia. É coordenador do Centro de Estudos em Filosofia e Humanidades (CEFIH) e da Associação Livre Psi (ALPSI). É membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Ambos trabalham com atendimento clínico, em seus consultórios privados.

PUBLICIDADE

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL 
Curso Mulheres Míticas | O Lugar do Feminino
Discussões sobre Hera, Medeia, Jocasta e Simone de Beauvoir
Com os professores e psicanalistas Keylla Jung e Rafael Werner
Dias 11 e 18 de agosto, quintas-feira, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições
R$ 220,00

PONTOS DE VENDA
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

PUBLICIDADE

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE