Instituto Ling e CCMQ comemoram os 100 anos de Ulysses, de James Joyce, com programação temática e gratuita nos dias 16 e 18 de junho

Os centros culturais de Porto Alegre se unem para promover o Bloomsday – uma festa que reúne literatura, teatro, música, cinema, psicanálise e gastronomia para celebrar um dos livros mais importantes do Ocidente

Instituto Ling e a Casa de Cultura Mario Quintana se uniram para realizar o Bloomsday 2022 – uma programação especial dedicada ao escritor irlandês James Joyce (1882-1941) e a sua obra máxima, Ulysses, que completa 100 anos de sua primeira publicação. A festa reunirá atrações que envolvem literaturateatromúsicacinemapsicanálise e gastronomia em uma intensa agenda de atividades gratuitas e temáticas que ocorrem em ambos os centros culturais de Porto Alegre.

A comemoração terá duração de dois dias, iniciando com atividades como sessão de cinema e degustação de café irlandês na Casa de Cultura Mario Quintana, no dia 16 de junho; e depois segue no Instituto Ling, no dia 18 de junho, com pocket shows de música típica do país europeu e painéis com participação de grandes pensadores e pesquisadores para discutir a importância do livro e de seu autor.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A agenda começa nos diversos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, às 18h do no dia 16 de junho, com o ator João Petrillo interpretando Leopold Bloom, o personagem principal de Ulysses, em uma performance artística realizada na Livraria Taverna. Entre o público, será sorteado um exemplar da edição alusiva aos 100 anos de Ulysses, publicada este ano pela editora Companhia das Letras com gravuras de Robert Motherwell e tradução revisada de Caetano W. Galindo. 

Em seguida, a cafeteria Luciamaria servirá ao público irish coffee, bebida à base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly. Depois, às 19h, haverá exibição, na Cinemateca Paulo Amorim, do filme Os Vivos e os Mortos (1987), de John Huston, uma adaptação do conto de mesmo nome, escrito por James Joyce e inserido na coletânea Dublinenses. Após a sessão, os bares Térreo e Lola Bar de Tapas funcionarão em clima típico irlandês, com opções de pratos e bebidas.

No dia 18 de junho, a programação poderá ser acompanhada presencialmente no Instituto Ling e em transmissão online pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/InstitutoLingCultural). Neste dia, as atividades iniciam às 16h. Em diferentes momentos da tarde, haverá pocket shows da banda de música tradicional irlandesa Irish Fellas, além de intervenções e esquetes com o ator João Petrillo dando vida a Leopold Bloom.

Para debater e analisar detalhes do romance considerado um dos mais importantes do Ocidente, haverá dois painéis, com mediação do jornalista, escritor e crítico literário Milton Ribeiro. O primeiro encontro reúne os escritores e professores de literatura Jeferson Tenório e Donaldo Schuler discutindo a importância de Joyce e Ulysses para a literatura. A segunda roda de conversa, que encerra a grande programação, terá participação do cineasta Carlos Gerbase e dos psicanalistas Edson Souza Elida Tessler questionando a loucura e a lucidez do autor irlandês.

O BLOOMSDAY NO MUNDO
Leopold Bloom viveu em 16 de junho de 1904 a jornada que fez dele um dos mais conhecidos personagens da literatura mundial. A celebração deste dia como um evento cultural começou em 1954. À época, para lembrar os 50 anos da jornada de Bloom, foi organizada em Dublin uma peregrinação pela rota percorrida pelos personagens. A homenagem foi ganhando corpo ao longo dos anos e se espalhou por outros países. Chegou ao Brasil, com esse formato de festa literária, nos anos 1980, por São Paulo, com o poeta Haroldo de Campos entre os organizadores. Mas já em 1924, o próprio Joyce comentava em correspondência a sua amiga e apoiadora Harriet Weaver que havia quem se referisse ao 16 de junho como o “dia de Bloom”, o Bloomsday.

Identidade visual desenvolvida para comemorar o evento no Instituto Ling e na Casa de Cultura Mario Quintana

A programação é uma realização do Instituto Ling, Associação dos Amigos Casa de Cultura Mario Quintana, Casa de Cultura Mario Quintana e Governo do Rio Grande do Sul / Novas façanhas, com apoio da Cinemateca Paulo Amorim e patrocínio do Banrisul.

SERVIÇO
Bloomsday 22 – 100 Anos de Ulysses
Programação em parceria entre o Instituto Ling e a Casa de Cultura Mario Quintana
Entrada franca

Dia 16 de junho, quinta-feira, na Casa de Cultura Mario Quintana 
(Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
18h – Performance com o ator João Petrillo interpretando Leopold Bloom, na Livraria Taverna, com sorteio de um exemplar da edição comemorativa  de 100 anos de Ulysses, publicada este ano pela Companhia das Letras
18h30 – Degustação de irish coffee, bebida à base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly, na cafeteria Luciamaria
19h – Exibição de filme Os Vivos e os Mortos, de John Huston, na Cinemateca Paulo Amorim
Para depois do cinema – os visitantes poderão curtir os bares Térreo e Lola Bar de Tapas, com opções de pratos e bebidas típicas inspiradas na culinária irlandesa.

Dia 18 de junho, sábado, no Instituto Ling e em transmissão ao vivo 
(Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras e no canal do YouTube do Instituto Ling – www.youtube.com/InstitutoLingCultural)
16h – Leopold Bloom, interpretado pelo ator João Petrillo, dá as boas-vindas aos presentes
16h10 – Painel 1 – Ulysses 100 anos e o legado de Joyce, com Jeferson Tenório e Donaldo Schuler e mediação de Milton Ribeiro
16h40 – Pocket show com Irish Fellas
16h50 – Esquete teatral com o ator João Petrillo interpretando Leopold Bloom
17h – Painel 2 – James Joyce era louco? Divagações sobre Arte e Psicanálise, com Edson Souza, Elida Tessler e Carlos Gerbase e mediação de Milton Ribeiro 
17h40 – Pocket show com Irish Fellas

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Casa de Cultura Mario Quintana, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.