Vinaa compila 120 anos de música maranhense em álbum que mescla o moderno e o tradicional

O disco é fruto de uma extensa pesquisa do artista em conjunto com Zeca Baleiro e Filipe Façanha e apresenta releituras que mesclam o moderno e o tradicional, além da conexão de uma antiga cena da música brasileira com nomes emergentes do cenário nacional

A música é uma das formas de expressões que mais transmitem a sensação de pertencimento. Não por menos, o cantor e compositor Vinaa, que agora emerge em seu lado intérprete, se debulhou ao lado de Filipe Façanha e Zeca Baleiro em uma pesquisa sobre 120 anos de música feita em solos maranhenses. Porém, o artista natural de São Luís, não quer apenas valorizar a música feita no lugar onde vive e, sim, resgatar o pertencimento da mesma ao povo brasileiro. 

Resultado de tudo isso é o álbum “Fé de Alimária“, já disponível em todas as plataformas de streaming. São 15 canções, incluindo a inédita “Minha Melhor Versão” (Betto Pereira e Gilberto Mineiro), além de “Mina Negra” (Betto Pereira, Erasmo Di Bell e Josias Sobrinho), divulgada anteriormente como single ao lado de Núbia e Dicy Rocha e lançada originalmente por Betto Pereira no álbum “Terecô”, em 1992. As parcerias são diversas: Tião Carvalho em “Todos Cantam Sua Terra“, Walber Carlos em “Luar do Sertão“, Anastácia Lia e Vivi Cardoso em “Gira Meu Balaio“, Luciana Pinheiro, Nastácia Lia e Vivi Cardoso em “Mulher Negra“, Preto Nando em “Piercing“, Marcos Lamy em “Engenho das Flores” e Metabrisa em “Verão Vermelho“. 

Vinaa é um artista maravilhoso, que está pronto para o mundo, e é uma honra ser lembrado por ele. ‘Mina Negra’ tem tudo a ver com a nossa história, com nossa forma de fazer reggae. É um presente. A regravação me remete a tanta coisa da minha trajetória. ‘Minha Melhor Versão’, uma música inédita, que compus com GIlberto Mineiro, é a cara do Vinaa. É uma festa. Tivemos a sorte dele gravar, ele é fantástico. Sou fã, fico muito feliz”, conta Betto Pereira. 



O objetivo de Vinaa ao traçar este projeto foi também o de dar voz à nova geração musical maranhense e manter a tradição de clássicas canções do cancioneiro do Maranhão. A sonoridade moderna do disco muito vem da produção de João Simas, que dividiu os trabalhos com o também produtor Thierry Castelo.

Esse disco, esse material de pesquisa, compila bem um substrato do que a música maranhense tem de mais bacana. O Vinaa me passou algumas referências, que foram diversas, bem variadas. E imprimimos isso no disco. Tem músicas mais eletrônicas, faixas com banda. São vários ambientes sonoros que conversam entre si. Desde o início, esse era o conceito que tínhamos e fico feliz porque acredito que chegamos lá“, conta João.

A divulgação do projeto teve início com a edição em single de “Mina Negra” e a disponibilização gratuita do workshop “Vento Norte: Produção Musical, Identidade de Origem e Valorização da Música Feita no Maranhão“. Toda a parte visual tem assinatura da designer Ana Waleria. “A capa, com o touro, teve início com um rascunho de Filipe Façanha, que também participa do disco. Ela tem a ver com a lenda de Dom Sebastião, muito famosa aqui no Maranhão. Muita gente fala que Dom Sebastião voltará em forma de um touro encantado, que trará muitas riquezas. A ideia foi representar isso através dos lençóis maranhenses, das dunas. Dentro dessa identidade, elaboramos a simbologia para cada música. Cada canção tem um ícone representativo”, explica Ana.

As referências não acabam por aí, a inspiração de Ana veio também sobre o trabalho do pintor espanhol Salvador Dalí, com traços mais compridos e cores vibrantes.  Dentro do encarte, é possível visualizar uma arte que homenageia todos os compositores presentes no álbum.

A partir do lançamento do disco, Vinaa prepara uma série de ações culturais dentro do Maranhão, como a doação de CDs para bibliotecas estaduais e comunidades tradicionais. “Muita gente ainda não tem acesso à internet e esse é um disco feito com o intuito de resgatar a música maranhense. Não teria sentido deixá-lo apenas no digital e este trabalho não chegar a essas pessoas“, conta o músico. 

Sobre Vinaa

Vinaa é um cantor e compositor maranhense com dois álbuns em catálogo, sendo o primeiro, Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos Por Sex Appeal, lançado em 2017 e o segundo, Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos em 2019.

Desde sua estreia como músico, colecionou uma turnê nacional, cinco indicações a prêmios e mais de 100 mil plays em plataformas de streaming.

Em seu novo projeto, “Fé de Alimária”, Vinaa explora raízes e tradições maranhenses e mostra suas habilidades como intérprete em 15 faixas revisitadas em homenagem à cultura do Maranhão.

Siga Vianaa nas Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/vinaadelmar
Facebook: https://www.facebook.com/vinaaoficial

Assessoria de Imprensa:
Lucas Lima – Eufonia Brasileira Para Artistas

Foto:
Dael Dourado

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Eufonia Brasileira Para Artistas, Música e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.